
TCU pede explicações sobre 
contrato com SMP&B

Thiago Vitale Jayme e Cristiano Romero

O deputado João Paulo Cunha (PT-SP), ex-
presidente da Câmara, terá de explicar ao Tribunal de 
Contas da União (TCU) diversos pontos do contrato 
firmado pela Câmara dos Deputados com a SMP&B 
Comunicação, agência de publicidade do empresário 
Marcos Valério de Souza. Relatório elaborado por 
três auditores, ao qual o Valor teve acesso, analisa o 
acordo de R$ 21,8 milhões assinado durante a gestão 
do parlamentar na presidência da Casa.

Os auditores encontraram “prestação de serviço 
em desacordo com o contrato, ausência de projeto 
básico, prorrogação indevida de vigência contratual, 
não realização de serviço previsto em contrato, 
controle ineficaz de veiculação de anúncios em TV e 
rádio, subcontratação total do objeto e apresentação 
de proposta inválida”. O relatório sugere ainda que 
João Paulo devolva R$ 252 mil aos cofres públicos.

O relatório foi encaminhado pelo relator do 
processo de fiscalização do contrato, ministro 
Lincoln Magalhães da Rocha, no dia 16 de setembro. 
“Os objetos dos contratos foram descritos de forma 
imprecisa e diversificados em demasia. Isso resultou 
em um contrato principal que possibilitou várias 
subcontratações com regras menos rígidas”, diz o 
relatório.

Os auditores constataram que “99,98% dos 
serviços no período foram subcontratados”. Entre 
2004 e 2005, foram realizados pagamentos na ordem 
de R$ 10,7 milhões, dos quais apenas R$ 17 mil 
foram pagos por serviços feitos diretamente pela 
SMP&B. O restante foi repassado pela agência aos 
terceirizados contratados, dos quais cobrava 5% 
pela “intermediação”. No relatório encaminhado ao 
ministro Rocha, os auditores propõem a convocação, 
para esclarecimentos, de João Paulo, do diretor-geral 
da Câmara, Sérgio Contreiras de Almeida, e do ex-
diretor da Secretaria de Comunicação, Márcio Marques 
de Araújo, para prestarem esclarecimentos.

Os f iscais  também apontaram possíveis 
irregularidades nos gastos nas campanhas institucional 
e do plenarinho, projeto de aproximação de crianças 
com a Câmara. Foram gastos R$ 8,2 milhões nesses 
dois trabalhos. A proposta da SMP&B previa R$ 
3,9 milhões. João Paulo terá de explicar também 
a inclusão de perguntas sobre ele e o ministro 
José Dirceu em pesquisas para avaliar a imagem da 
Câmara. No caso do ex-ministro-chefe da Casa Civil, 
o levantamento feito pela SMP&B e pago pela Casa 
questionava os entrevistados se “acreditam que o 
José Dirceu tem culpa no cartório no caso Waldomiro 
ou não?”.

O ex-presidente da Câmara terá de explicar 
também os R$ 252 mil pagos pela Câmara à Idéias, 
Fatos e Textos Ltda. (IFT), subcontratada da SMP&B 
Comunicação, para serviços de consultoria nunca 
realizados, segundo os auditores. Boletins semanais 
deveriam ter sido entregues pela IFT à Câmara. Os 
relatórios foram requisitados pelo TCU à secretaria. 
A resposta oficial: “Inexistem, na Secom/CD, os 
citados boletins da IFT”. A conclusão dos auditores: 
“Configura-se débito proveniente de não-prestação 
dos serviços”.

O relatório cita o jornalista Luís Costa Pinto, 
assessor de João Paulo durante o mandato à frente da 
Câmara, como sócio da empresa. O texto sugere que 
o contrato teria sido “uma forma de esse jornalista 
atuar como assessor direto do ex-presidente 
João Paulo com uma remuneração maior do que 
recebem os cargos de comissão de livre nomeação 
da Câmara. Isso, se comprovado, seria um ato ilegal 
e ilegítimo”.

(Valor Econômico - SP - 22/09)

N O T Í C I A S

128 ] REVISTA  DO TCU 105


