Como publicar

DIRETRIZES PARA AUTORES

Como publicar na Revista do TCU (RTCU) - Novas regras para submissão de artigos

CRITÉRIOS DE SUBMISSÃO

A Revista do TCU publica artigos técnico e científicos nas áreas de Controle Externo, Administração Pública, Direito Público, Contabilidade, Finanças , Inovação e Auditoria no âmbito do setor estatal. O artigo científico é uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento. Já o artigo técnico, apresenta-se como um instrumento de transmissão de conhecimentos sobre determinada técnica. Um relatório, por exemplo, poderá ser considerado um artigo técnico.

Os artigos devem ser encaminhados para publicação por meio do sistema OJS (Open Journal System), disponível nesta página no canto inferior direito. 

As submissões devem ser enviadas em arquivo no formato .doc ou .docx. O título, o resumo e as palavras-chave devem ser informados em pelo menos duas línguas, sendo uma delas a Língua Portuguesa.

Podem ser enviados artigos em português, espanhol e inglês. Caso seja de interesse da RTCU, artigos selecionados podem ser traduzidos com a permissão do autor.

Devem ser enviados dois arquivos:

1. O texto do artigo de acordo com o template. É vedada a inserção de qualquer informação que permita identificar a autoria, sendo necessária a remoção de metadados que permitam a identificação da autoria do texto. Para remover os metadados pessoais siga as seguintes etapas:

    1.1. Clique no arquivo com o botão direito do mouse e vá na opção Propriedades.  

    1.2. Na aba Detalhes, clique em Remover Propriedades e Informações Pessoais

    1.3.  Nesta nova janela, selecione a opção Remover as seguintes propriedades deste arquivo.

    1.4.  Caso subsista alguma dúvida, pesquise na Internet os vários tutoriais sobre o assunto. Veja a sugestão.

2. Um documento no formato .doc ou .docx, contendo a identificação da autoria, o currículo resumido com o máximo de 250 caracteres e a instituição, cargo/função e formação acadêmica. Arquivo para identificação da autoria.

AUSÊNCIA DE REMUNERAÇÃO PARA AUTORES

A aprovação e publicação de trabalhos na Revista do TCU não dá aos autores o direito de percepção de qualquer retribuição pecuniária, devido à gratuidade na distribuição do periódico. A publicação resguarda os direitos autorais na forma da lei.

INEDITISMO

Os artigos submetidos deverão ser originais, inéditos e não podem estar em processo de avaliação em outros periódicos (Portaria TCU Nº 43/2020). A submissão de artigo pressupõe a aceitação da declaração abaixo, em que o autor atesta que seu texto é inédito, de modo que qualquer inobservância a este requisito é de sua responsabilidade exclusiva.

                                                                 Declaração de Direito Autoral 

Ao submeter o texto acadêmico à RTCU, o(s) autor(es) declara(m) ser titular(es) dos direitos autorais, respondendo exclusivamente por quaisquer reclamações relacionadas a tais direitos, bem como autorizam a publicação sob a Licença Creative Commons BY-NC-SA, de modo que os artigos publicados poderão ser divulgados em outros canais, desde que citada a Revista do TCU, ano, número e data de publicação como primeiro veiculador do trabalho. Além disso, o(s) autor(es) também autoriza(m) o periódico a adequar os trabalhos a seus formatos de publicação e a realizar ajustes textuais, para garantir o respeito à norma culta da Língua Portuguesa. Os conceitos e opiniões emitidas em trabalhos doutrinários assinados são de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). 

A Revista do TCU utiliza a ferramenta antiplágio Crossref Similary Check.

AVALIAÇÃO

Os artigos encaminhados à Revista do TCU são examinados pela equipe editorial, responsável por analisar a adequação do texto à linha editorial da Revista (desk review).

Em seguida, os artigos são submetidos à avaliação de dois pareceristas ad hoc, que recebem os textos sem qualquer forma de identificação do autor.  

Os pareceres são enviados aos autores com proposta de aprovação, recusa ou ressubmissão. 

Ao final do processo, os artigos, sem identificação de autoria, são enviados ao Conselho Editorial, que terá o prazo de 15 (quinze dias) para decidir sobre a publicação dos artigos. 

FOMENTO

O autor deve informar no arquivo de autoria qualquer financiamento, bolsa de pesquisa ou benefícios recebidos, de fonte comercial ou não, declarando não haver conflito de interesses que comprometa o trabalho apresentado. 

CONTEÚDO

O conteúdo dos artigos deve atender às normas ABNT e aos requisitos de um texto técnico-científico. Sugere-se a leitura do Manual de Redação Técnica e Científica.

Além disso, o artigo deve ser compatível com a temática da Revista (relativa a Controle Externo, Administração Pública, Direito Público, Contabilidade, Finanças, Inovação e Auditoria no âmbito do setor estatal).  

ESTRUTURA

Template (para baixá-lo, clique em Arquivo > Fazer download)

Máximo de 10 mil palavras (aproximadamente 25 páginas, consideradas as referências). 
Estrutura de acordo com o template disponibilizado acima. 
Elementos pré-textuais: a) título e subtítulo (se houver); b) título e subtítulo (se houver) em língua estrangeira; c) resumo na língua do texto; d) palavras-chave na língua do texto; e) resumo em língua estrangeira; f) palavras-chave em língua estrangeira. 
Elementos textuais: a) introdução; b) desenvolvimento; c) conclusão. 
Elementos pós-textuais: a) nota(s) explicativa(s) (se houver); b) referências. 

Deve-se atentar ao uso da linguagem científica, distinta pela clareza, concisão, objetividade, impessoalidade, coesão, coerência e correção gramatical.

FORMATAÇÃO

Formato .doc ou .docx, de até 2MB. 
Fonte: Arial tamanho 12. 
Títulos em Arial Bold 26pt. 
Subtítulos em Arial Bold 16pt. 
Alinhamento justificado.  
Espaçamento simples entre as linhas. 
Evitar linhas em branco entre os parágrafos. 
Formato da página: A4 (21x29,7 cm). 
Todas as margens com 2 cm. 
Destaques em negrito. 
Termos em língua estrangeira em itálico. 
Tabelas e ilustrações (mapas, diagramas, organogramas, quadros, fotografias, gráficos, fluxogramas, entre outros) preferencialmente com 300 dpi, apresentadas no corpo do documento e envio dos originais separadamente. Normas de apresentação tabular (1993) do IBGE e NBR 14724 (2011) da ABNT para ilustrações. 
Formatos e formatação de tabelas conforme previstos pelo template. 

CITAÇÕES E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Citações de acordo com a versão mais atual da NBR 10520 da ABNT, conforme os exemplos a seguir: 
    1. Citação direta: 
Segundo Barbosa (2007, p. 127), “entende-se que ...” OU 
“Entende-se que ...” (BARBOSA, 2007, p. 127). 

    2. Citação indireta: 
A teoria da ... (Cf. BARBOSA, 2007, p. 127) OU A teoria da ... (BARBOSA, 2007, p. 127). 

As citações de diversos documentos de um mesmo autor, publicados num mesmo ano, são distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas após a data e sem espaçamento, conforme a ordem alfabética da lista de referências. 
Segundo Barbosa (2007a, p. 127), .... E vale ressaltar que ... (BARBOSA, 2007b, p. 94). 

As notas de rodapé devem ser evitadas, exceto para informações adicionais sobre trabalhos em andamento ou não publicados, ou comunicação pessoal. 
Lista de referências completas utilizadas no artigo de acordo com a versão mais atual da NBR 6023 da ABNT. a) Somente deverão ser citados na lista de referências trabalhos editados ou disponíveis para acesso público; b) as referências deverão ser apresentadas em ordem alfabética e alinhadas à esquerda; c) os artigos submetidos poderão ser referenciados em parte ou no todo, em formato impresso ou digital. 

DIREITO DE USO

Desde outubro de 2021, o conteúdo da RTCU está licenciado com a Licença Creative Commons BY-NC-SA. Isso quer dizer que é permitido compartilhar, copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, desde que citados os autores do artigo e a fonte (Revista do TCU, número da edição e página).

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.