Foco e Escopo

A REVISTA

A Revista do TCU é uma publicação oficial do Tribunal do Contas da União, que veicula artigos técnicos com temática relativa aos Tribunais de Contas, ao Controle Externo, à Administração Pública, ao Direito Público, à Contabilidade, às Finanças e à Auditoria no âmbito do setor estatal. A missão desse informativo, em circulação desde 1970, é aprimorar a Administração Pública em benefício da sociedade, por meio do Controle Externo.

CONSELHO EDITORIAL

O Conselho Editorial da Revista, órgão colegiado de natureza técnica e de caráter permanente, é responsável pela seleção final das matérias publicadas. O Conselho é presidido pelo Vice‑Presidente do Tribunal e integrado pelo Ministro-substituto mais antigo em exercício, pelo Procurador‑Geral do Ministério Público junto ao Tribunal, pelo Secretário‑Geral de Controle Externo, pelo Secretário‑Geral da Presidência e pelo Diretor‑Geral do Instituto Serzedello Corrêa.

Processo de Avaliação pelos Pares

Política de avaliação: Os trabalhos a serem publicados na Revista são analisados e selecionados pelo Conselho Editorial da Revista do Tribunal de Contas da União.

Processo de avaliação: As deliberações do Conselho Editorial são tomadas por maioria simples de votos, prevalecendo, em caso de empate, o voto do Ministro Supervisor da Revista a respeito de uma das proposições empatadas em primeiro lugar.

Número de avaliadores: A Revista do Tribunal de Contas da União é supervisionada pelo Ministro Presidente do Tribunal, com auxílio de um Conselho Editorial composto por mais de seis membros.

Integram o Conselho Editorial, além do Ministro Presidente do Tribunal, o Auditor mais antigo, o Procurador-Geral do Ministério Público junto ao TCU, o Secretário-Geral da Presidência, o Secretário-Geral de Controle Externo e o Diretor-Geral do Instituto Serzedello Corrêa.

Critérios a serem julgados no documento:

  • Compatibilidade com a linha editorial definida pelo Conselho Editorial e com os objetivos da Revista;
  • Temática relativa aos Tribunais de Contas, ao Controle Externo, à Administração Pública, ao Direito Público em geral e à Contabilidade, às Finanças e à Auditoria no âmbito do setor estatal;
  • Ineditismo dos artigos;
  • Que contribuam para o aprimoramento técnico e profissional dos servidores do Tribunal de Contas da União e ao enriquecimento do estudo a respeito do tema do trabalho.
  • Qualidade, objetividade e impessoalidade do texto produzido.

Tempo padrão para conclusão de uma avaliação: Em torno de 30 dias após o termino do prazo de submissão.

Periodicidade

A Revista do Tribunal de Contas da União tem até três edições anuais, correspondente a cada quadrimestre do ano civil.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

De 1970 a 1972, periodicidade anual; de 1973 a 1975, quadrimestral; de 1976 a 1988, semestral; 1989, quadrimestral; 1990 a 2005, trimestral; 2006, anual; a partir de 2007, quadrimestral.

EXPEDIENTE


FUNDADOR
Ministro Iberê Gilson

SUPERVISOR
Ministro José Múcio Monteiro

CONSELHO EDITORIAL

Augusto Sherman Cavalcanti
Ministro-substituto

Paulo Soares Bugarin
Procurador-Geral / Ministério Público junto ao TCU

Rainério Rodrigues Leite
Secretário-Geral da Presidência

Claudio Souza Castello Branco
Secretário-geral de Controle Externo

Maurício de Albuquerque Wanderley
Diretor-geral / Instituto Serzedello Corrêa


EDIÇÃO EXECUTIVA
Flávia Lacerda Franco Melo Oliveira


COLABORAÇÃO
Biblioteca Ministro Ruben Rosa


TRADUÇÃO
Secretaria de Relações Internacionais

PROJETO GRÁFICO
Pablo Frioli


DIAGRAMAÇÃO, CAPA E FOTOMONTAGENS
Vanessa Vieira


ISSN eletrônico - 2594-6501
ISSN impresso - 0103-1090