Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- O autor declara concordar com as normas da Revista.
- O autor declara que o artigo não está em processo de avaliação por outra publicação.
- O autor declara que o artigo não foi recusado por outra publicação.
- O autor declara ter total responsabilidade pelo conteúdo do artigo, cabendo-lhe responder, de forma exclusiva, por qualquer medida judicial e extrajudicial concernente a esse conteúdo.
- O autor declara ter ciência de que a aprovação e publicação de trabalho na RTCU não gera direito de percepção de retribuição pecuniária.
- O autor declara ter ciência de que deve informar à Revista qualquer financiamento, bolsa de pesquisa ou benefício recebido, de fonte comercial ou não, que possa gerar conflito de interesses de qualquer natureza.
- O autor declara ter ciência de que a editoria executiva da RTCU tem plena autonomia para dispor sobre a elaboração, reprodução, divulgação, distribuição, dentre outros, do periódico.
- O autor declara ser titular dos direitos autorais e patrimoniais do artigo, bem como das fotografias e ilustrações indicadas como de autoria própria que constem dele, se houver, não os tendo cedido anteriormente a terceiros ou publicado em qualquer outro meio.
- O autor concede à Revista licença para publicar e distribuir o artigo. A reprodução do documento em outros meios está autorizada, desde que informada a fonte original.
- O artigo deve ser apresentado em arquivo editável (extensão.doc/docx) de até 2MB.
- O artigo deve ter, no máximo, 25 páginas, desconsideradas as referências.
- O artigo deve ter natureza técnico-científica. Admitem-se os documentos relacionados a seguir. Artigo original: apresenta nova ideia e opinião sobre questão atual. Revisão: reúne ideias-chave sobre determinado tópico e estabelece relação entre elas. Estudo de caso: expõe dado coletado e avalia o respectivo resultado.
- O artigo deve ter percentual de suspeita de p´lagio ou texto gerado por inteligência artificial (IA) inferior a 25%. Todo artigo submetido à RTCU é analisado por ferramenta que compara o texto do artigo com uma vasta base de dados de documentos, artigos e páginas da web, com vistas a identificar trechos idênticos ou muito semelhantes a outros já publicados. A ferramenta também reconhece padrões típicos de textos gerados por IA. Após a análise, é gerado relatório detalhado, indicando percentual de semelhança, destacando as partes do texto que correspondem a outras fontes e fornecendo links ou referências para essas fontes. Com base no relatório emitido, o próprio autor pode revisar o artigo e reescrever trechos, incluir citações ou reformular ideias, de modo a garantir a originalidade. O texto corrigido é novamente submetido à ferramenta de verificação.
- O artigo deve abordar tema de interesse para a Revista. A Revista do TCU insere-se na linha editorial “Estudos e Debates”, categoria editorial “Estudos” , e tem como temas de interesse os seguintes. Tribunais de contas Controle governamental Administração pública Direito público Contabilidade Finanças Auditoria pública e privada Assuntos multidisciplinares de interesse para o setor estatal
- O artigo deve ser inédito. São aspectos que contribuem para a ineditismo do artigo científico os seguintes. Pesquisa original: o artigo deve apresentar dado, conclusão, experimento, descoberta, teoria ou metodologia ainda não publicados. A vedação também inclui versão anterior do trabalho que possa ter sido divulgada em preprint ou outra forma de publicação. Contribuição para o conhecimento: o trabalho deve oferecer contribuição significativa para o campo de estudo. Revisão de literatura: embora o artigo deva ser original, ele também deve situar-se no contexto da literatura existente. Isso significa que o autor deve revisar e citar trabalhos anteriores, mostrando como seu trabalho se diferencia do conhecimento atual ou avança em relação a ele. Ausência de plágio: o artigo deve ser livre de plágio. Ausência de IA: o artigo deve ser escrito sem a assistência de ferramenta de IA.
- O artigo deve ter referências representativas, atuais e abrangentes. São diretrizes e práticas que garantem a representatividade, atualidade e abrangência das fontes utilizadas, dentre outras, as seguintes. Incluir tanto pesquisa original quanto revisão de literatura que sintetizam e analisam múltiplos estudos. Incluir referência que garante variedade de perspectivas e abordagens sobre o tema (estudos de diferentes regiões geográficas, metodologias variadas e teorias concorrentes, dentre outros). Priorizar a inclusão de estudo recente, publicado nos últimos cinco anos, para garantir que o artigo está alinhado com descobertas e debates atuais na área. Incluir referência que discute avanço tecnológico, nova metodologia ou mudança significativa na área de estudo. Incluir referência que cobre todos os aspectos relevantes do tema do artigo (estudo teórico, empírico, metodológico e aplicado, dentre outros). Incluir referência de disciplina relacionada que pode oferecer insight adicional ou complementar ao tema principal do artigo e enriquecer a discussão. Utilizar artigo de revista científica reconhecida e revisada por pares, livro de autor respeitado e relatório de instituição de pesquisa renomada. Discutir, no corpo do texto, como cada referência contribui para a pesquisa, destacando a relevância que tem em relação ao tema.
- O artigo deve obedecer a estrutura de artigo científico adotada pela RTCU. Artigo científico encaminhado à RTCU deve ter a estrutura relacionada a seguir. Elementos pré-textuais Título do artigo e subtítulo, se houver Título do artigo e subtítulo, se houver, em inglês/espanhol Autor, e-mail, minicurrículo, currículo Lattes, Orcid Resumo Palavras-chave Resumo em inglês/espanhol (abstract/resumen) Palavras-chave em inglês/espanhol (keywords/palabras-clave) Data de submissão e aprovação do artigo Elementos textuais Introdução Revisão de literatura Metodologia Resultados Discussão dos resultados (achados) Considerações finais Elementos pós-textuais Referências Atenção: A estrutura de artigo científico adotada pela RTCU está detalhada no Guia do Autor.
- O artigo deve vir acompanhado, em arquivo separado, de endereço de e-mail, minicurrículo do autor, currículo Lattes – modelo de currículo utilizado pela Plataforma Lattes para registrar informações acadêmicas e profissionais de estudantes, professores e pesquisadores, incluindo formação, experiência, publicação, projeto de pesquisa, orientação, prêmio e outra atividade relevante – e perfil de pesquisador no Orcid – identificador digital único atribuído a autor de trabalho acadêmico e pesquisador e associado a perfil acadêmico e profissional. O currículo resumido deve ter, no máximo, 250 caracteres e indicar, dentre outras, as informações a seguir. Titulação (concluída ou em curso), com nome da instituição, da cidade, do estado e do país Pós-graduação em curso, se houver, com nome da instituição, da cidade, do estado e do país Docência em graduação ou pós-graduação, se houver, com indicação da instituição, da cidade, do estado e do país Vínculo acadêmico ou profissional, se houver, com indicação da instituição, da cidade, do estado e do país
- O artigo deve preservar o anonimato da autoria, no corpo do texto. O texto não deve conter nenhuma informação que permita a identificação do autor. O anonimato garante, dentre outros, o que segue. Imparcialidade e objetividade na avaliação, impedindo que seja influenciada pelo nome ou pela reputação do autor. Proteção do autor, evitando que sofra represália, discriminação ou retaliação por suas palavras ou descobertas. Direcionamento do foco exclusivamente para o texto, o que permite que a ideia e o argumento sejam avaliados de forma objetiva. Proteção da privacidade do envolvido e cumprimento de quesitos éticos e legais, em pesquisa que envolve dado sensível ou informação confidencial.
- O artigo deve utilizar linguagem impessoal. Linguagem impessoal é aquela que não apresenta marca de subjetividade ou opinião pessoal e que adota tom neutro e objetivo. Sugere-se o uso de terceira pessoa do singular ou do plural, voz passiva analítica ou sintética e de expressões impessoais, como “É possível observar (...)”, “Verifica-se que (...), “Sabe-se que (...), dentre outras.
- O artigo deve adotar abordagem de comunicação inclusiva, capaz de evitar a discriminação e marginalização de determinados grupos, especialmente de pessoa que tem, dentre outros, deficiência, doença, condição, etnia, identidade de gênero, orientação sexual e idade diversas.
- O artigo deve seguir as regras de padronização – de recursos gráficos ou de destaque; de apoio textual ou de organização; e de padronização e de estilo – e normalização aplicadas ao processo editorial no TCU e dispostas no Guia de Editoração do Tribunal de Contas da União.
Artigos
Artigo submetido à Revista do TCU deve observar o que segue.
- Não estar em processo de avaliação por outra publicação.
- Não ter sido recusado por outra publicação.
- Ser apresentado em arquivo editável de até 2 MB.
- Ter, no máximo, 25 páginas, desconsideradas as referências.
- Ter natureza técnico-científica.
- Ter percentual de suspeita de plágio ou texto gerado por IA inferior a 25%.
- Abordar tema de interesse para a Revista.
- Ser inédito.
- Ter referências representativas, atuais e abrangentes.
- Obedecer a estrutura de artigo científico adotada pela RTCU.
- Vir acompanhado, em arquivo separado, de endereço de e-mail, minicurrículo do autor, currículo Lattes e perfil de pesquisador no Orcid.
- Preservar o anonimato da autoria, no corpo do texto.
- Utilizar linguagem impessoal.
- Adotar abordagem de comunicação inclusiva.
Declaração de Direito Autoral
O texto é aprovado e publicado sem alteração de conteúdo. Conceito e opinião emitidos em trabalho doutrinário assinado são de inteira responsabilidade do autor. O artigo publicado pode ser divulgado em outros canais, desde que citada a Revista do TCU, o ano, o número e a data de publicação como primeiro veiculador do trabalho.
Direitos de uso
Isso quer dizer que é permitido compartilhar, copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, desde que citados o autor do artigo e a fonte (Revista do TCU, número da edição e página).
O licenciante não pode revogar esses direitos e deve respeitar os termos da licença.
<https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR >. Para mais informações, acesse o site indicado.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.