O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Como publicar na Revista do TCU - Novas regras
Submissão de Artigos

Idioma
A Revista do TCU (RTCU) é um periódico eletrônico que aceita artigos em português, espanhol e inglês. Não é cobrado qualquer tipo de taxa para pubicação dos artigos. Caso seja do interesse da RTCU, artigos selecionados podem ser traduzidos com a permissão do autor. O título, o resumo e as palavras‑chave devem ser informados em pelo menos duas línguas, sendo uma delas o português.

Avaliação

Os artigos encaminhados à Revista do TCU serão examinados pela equipe editorial, responsável por analisar a adequação do texto à linha editorial da Revista (desk review). Ressaltamos que a decisão final quanto à publicação é do Conselho Editorial da Revista do TCU.

Em seguida, os artigos a serem publicados são submetidos à avaliação de dois pareceristas Ad hoc, que recebem os textos sem qualquer forma de identificação do autor. Para assegurar imparcialidade ao processo, é necessário que a identificação de autoria seja realizada em documento separado. As informações de autoria devem também ser removidas da opção “Propriedades”.

Devem ser enviados, portanto, dois arquivos: 1. o texto do artigo de acordo com o template e 2. os nomes e currículos dos respectivos autores.

É vedado inserir, no corpo do texto, qualquer informação que permita identificar a autoria.

Ausência de remuneração
A aprovação e publicação de trabalhos na Revista do TCU não dá aos autores o direito de percepção de qualquer retribuição pecuniária, devido à gratuidade na distribuição do periódico. A publicação resguarda os direitos autorais, na forma da Lei. Caso a revista seja impressa, cada autor receberá cinco exemplares do número da revista no qual seu trabalho tenha sido publicado.

Fomento

O autor deve informar à Revista qualquer financiamento, bolsa de pesquisa ou benefícios recebidos, de fonte comercial ou não, declarando não haver conflito de interesses que comprometa o trabalho apresentado.

Critérios de submissão
Os artigos devem ser encaminhados para publicação através do sistema OJS, disponível nesta página (canto inferior direito). A seleção de artigos observa os seguintes critérios:

Identificação do autor
Incluir na primeira folha do documento, separado do texto do artigo, currículo resumido com máximo de 250 caracteres, indicando nome(s) do(s) autor(es), instituição, cargo/função e formação acadêmica. 

Arquivo para identificação do autor

Conteúdo
Texto técnico-científico (vide http://mtc-m16d.sid.inpe.br/col/sid.inpe.br/mtc-m19/2011/12.12.11.52/doc/publicacao.pdf). Compatibilidade com a temática da Revista (relativa a Tribunais de Contas, Controle Externo, Administração Pública, Direito Público, Contabilidade, Finanças e Auditoria no âmbito do setor estatal). Contribuição original e inédita, que não esteja em processo de avaliação por outra publicação (PORTARIA TCU Nº 43/2020). Qualidade, objetividade e impessoalidade do texto. Linguagem adequada à norma culta da língua portuguesa.

Estrutura

Template de artigos da Revista do TCU  (para baixar o template no site indicado, clique em Arquivo > Fazer download)

Máximo de 25 páginas, desconsideradas as referências.
Estrutura de acordo com o template disponibilizado acima.
Elementos pré‑textuais: a) título, e subtítulo (se houver); a.1) título, e subtítulo (se houver) em língua estrangeira; b) nome(s) do(s) autor(es); c) resumo na língua do texto; d) palavras‑chave na língua do texto; e) resumo em língua estrangeira; f) palavras‑chave em língua estrangeira.
Elementos textuais: a) introdução; b) desenvolvimento; c) conclusão.
Elementos pós‑textuais: a) nota(s) explicativa(s); b) referências.
Resumo de acordo com o template disponibilizado acima, com até 250 palavras.

Deve-se atentar ao uso da linguagem científica, distinta pela clareza, concisão, objetividade, impessoalidade, coesão, coerência e correção gramatical.

Formatação

Formato Word (extensão.doc/docx), de até 2MB.
Fonte: Arial tamanho 12.
Títulos em Arial Bold 16pt.
Subtítulos em Arial Bold 16pt.
Alinhamento justificado. 
Espaçamento simples entre as linhas.
Evitar linhas em branco entre os parágrafos.
Formato da página: A4 (21x29,7 cm).
Todas as margens com 2 cm.
Destaques em negrito.
Termos em língua estrangeira em itálico.
Tabelas e ilustrações (mapas, diagramas, organogramas, quadros, fotografias, gráficos, fluxogramas, entre outros) preferencialmente com 300 dpi, apresentadas no corpo do documento, e envio dos originais separadamente. Normas de apresentação tabular (1993) do IBGE e NBR 14724 (2011) da ABNT para ilustrações.
Formatos e formatação de tabelas conforme previstos pelo template.


Citações e referências bibliográficas
Citações de acordo com a versão mais atual da NBR 10520 da ABNT, conforme os exemplos a seguir:
Citação direta:
Segundo Barbosa (2007, p. 127), “entende‑se que ...”; ou “Entende‑se que ...” (BARBOSA, 2007, p. 127).

Citação indireta:
A teoria da ... (Cf. BARBOSA, 2007, p. 127);
ou
A teoria da ... (BARBOSA, 2007, p. 127).


As citações de diversos documentos de um mesmo autor, publicados num mesmo ano, são distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas, após a data e sem espaçamento, conforme a ordem alfabética da lista de referências.
Segundo Barbosa (2007a, p. 127), ...
(BARBOSA, 2007b, p. 94).

Notas de rodapé devem ser evitadas, exceto para informações adicionais sobre trabalhos em andamento ou não publicados, ou comunicação pessoal.
Lista de referências completas utilizadas no artigo de acordo com a versão mais atual da NBR 6023 da ABNT.
a) somente deverão ser citados na lista de referências trabalhos editados ou disponíveis para acesso público; b) as referências deverão ser apresentadas em ordem alfabética e alinhadas à esquerda; c) os artigos submetidos poderão ser referenciados em parte ou no todo, em formato impresso ou digital.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.