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Diretrizes para Autores

 

SUBMISSÃO DE ARTIGOS 

Idioma

A Revista do TCU é um periódico bilíngue (português/inglês). Os artigos selecionados são traduzidos gratuitamente. São aceitos textos escritos em português e inglês. O título, o resumo e as palavras-chave devem ser informados em português e em inglês.

Avaliação cega

Os artigos a serem publicados são selecionados pelos membros do Conselho Editorial, que recebem os trabalhos sem qualquer forma de identificação do autor. Para assegurar imparcialidade ao processo, é necessário que a identificação de autoria seja realizada na primeira folha do documento, separada do texto do artigo. As informações de autoria devem também ser removidas da opção “Propriedades”.

Ausência de remuneração

A aprovação e publicação de trabalhos na Revista do TCU não dá aos autores o direito de percepção de qualquer retribuição pecuniária, devido à gratuidade na distribuição do periódico. A publicação resguarda os direitos autorais, na forma da Lei. Cada autor receberá cinco exemplares do número da revista no qual seu trabalho tenha sido publicado.

 

CRITÉRIOS DE SUBMISSÃO

Os artigos devem ser encaminhados para publicação para o endereço eletrônico revista@tcu.gov.br.

A seleção de artigos observa os seguintes critérios:

Identificação do autor

1.     Incluir na primeira folha do documento, separado do texto do artigo, currículo resumido com máximo de cinco linhas, indicando nome(s) do(s) autor(es), instituição, cargo/função e formação acadêmica.

2.     Enviar foto com, no mínimo, 10x15cm e resolução de 300dpi.

3.     Informar endereço para envio de exemplares da edição da Revista em que for publicado o artigo.

Conteúdo

1.     Compatibilidade com a temática da Revista (relativa a Tribunais de Contas, Controle Externo, Administração Pública, Direito Público, Contabilidade, Finanças e Auditoria no âmbito do setor estatal).

2.     Contribuição original e inédita, que não esteja em processo de avaliação por outra publicação (PORTARIA TCU Nº 292/1995).

3.     Qualidade, objetividade e impessoalidade do texto.

4.     Linguagem adequada à norma culta da língua portuguesa.

Formatação

1.     Formato Word (extensão.doc/docx), de até 2MB.

2.     Máximo de 10 mil palavras (aproximadamente 25 páginas, consideradas as referências).

3.     Estrutura de acordo com a NBR6022:

Elementos pré-textuais:

a) título, e subtítulo (se houver);

b) nome(s) do(s) autor(es);

c) resumo na língua do texto;

d) palavras-chave na língua do texto.

 

Elementos textuais:

a) introdução;

b) desenvolvimento;

c) conclusão.

 

Elementos pós-textuais:

a) título, e subtítulo (se houver) em língua estrangeira;

b) resumo em língua estrangeira;

c) palavras-chave em língua estrangeira;

d) nota(s) explicativa(s);

e) referências.

 

4.     Resumo nos padrões da NBR6028 da ABNT, com até 250 palavras.

5.     Fonte Times New Roman tamanho 11.

6.     Títulos e subtítulos em negrito.

7.     Primeira linha dos parágrafos com 1 cm de recuo e com alinhamento justificado.

8.     Espaçamento simples entre as linhas.

9.     Evitar linhas em branco entre os parágrafos.

10.  Formato da página: A4 (21x29,7 cm)

11.  Todas as margens com 2 cm.

12.  Destaques em negrito. Termos em língua estrangeira em itálico.

13.  Tabelas e ilustrações (mapas, diagramas, organogramas, quadros, fotografias, gráficos, fluxogramas, entre outros) preferencialmente com 300 dpi, apresentados no corpo do documento, e envio dos originais separadamente. Normas de apresentação tabular (1993) do IBGE e NBR 14724 (2011) da ABNT para ilustrações.

Citações e referências bibliográficas

1.     Citações de acordo com a versão mais atual da NBR 10520 da ABNT, conforme os exemplos a seguir: 

Citação direta
Segundo Barbosa (2007, p. 127), “entende-se que ...” , ou “Entende-se que ...” (BARBOSA, 2007, p. 127). 

Citação indireta
A teoria da ... (Cf. BARBOSA, 2007, p. 127), ou, 
A teoria da ... (BARBOSA, 2007, p. 127).
As citações de diversos documentos de um mesmo autor, publicados num mesmo ano, são distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas, após a data e sem espaçamento, conforme a ordem alfabética da lista de referências.
Segundo Barbosa (2007a, p. 127), ...
(BARBOSA, 2007b, p. 94).

 

2.     Notas de rodapé devem ser evitadas, exceto para informações adicionais sobre trabalhos em andamento ou não publicados, ou comunicação pessoal.

3.     Lista de referências completas utilizadas no artigo, de acordo com a versão mais atual da NBR 6023 da ABNT.
 a) somente deverão ser citados na lista de referências trabalhos editados ou disponíveis para acesso público;
 b) as referências deverão ser apresentadas em ordem alfabética e alinhadas à esquerda; 
 c) os artigos submetidos poderão ser referenciados em parte ou no todo, em formato impresso ou digital.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.