Terceirização do desenvolvimento de software no Brasil e nos EUA

Resumo

A terceirização dos processos de Tecnologia da Informação na Administração Pública Federal é uma realidade crescente desde o Decreto Lei 200 de 1967, no qual o legislador busca reduzir o tamanho da máquina do estado brasileiro, que naquele momento ocasionava problemas de burocratização, dificultando o crescimento do Estado. O objetivo deste artigo é analisar a evolução desse modelo de contratação para os órgãos públicos brasileiros, assim como sua aderência às práticas atuais de desenvolvimento de software. Nesse trabalho, fazemos uma pesquisa qualitativa do modelo de contratação e desenvolvimento de software do governo brasileiro comparando-o ao do governo norte-americano. A escolha dos Estados Unidos da América como referência para esse estudo se deve ao fato do governo desse país ser o maior consumidor individual de TI no mundo e possuir semelhanças políticas com o Brasil, como: regime presidencialista, capitalista e dimensão populacional.
PDF
PDF (English)

Os textos aprovados são publicados sem alteração de conteúdo. Os conceitos e opiniões emitidas em trabalhos doutrinários assinados são de inteira responsabilidade de seus autores. Os artigos publicados poderão ser divulgados em outros canais, desde que citada a Revista do TCU, ano, número e data de publicação como primeiro veiculador do trabalho.

Direitos de uso

Desde outubro de 2021, o conteúdo da RTCU está licenciado com a Licença Creative Commons BY-NC-SA. 
Isso quer dizer que é permitido compartilhar, copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, desde que citados o autor do artigo e a fonte (Revista do TCU, número da edição e página).
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.                                          

<https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR  >. Para mais informações, acesse o site indicado.