Terceirização do desenvolvimento de software no Brasil e nos EUA

  • Carlos Alberto Castilho Franco Petrobras
  • Rodrigo de Toledo Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - DCC,PPGI/ IM)

Resumo

A terceirização dos processos de Tecnologia da Informação na Administração Pública Federal é uma realidade crescente desde o Decreto Lei 200 de 1967, no qual o legislador busca reduzir o tamanho da máquina do estado brasileiro, que naquele momento ocasionava problemas de burocratização, dificultando o crescimento do Estado. O objetivo deste artigo é analisar a evolução desse modelo de contratação para os órgãos públicos brasileiros, assim como sua aderência às práticas atuais de desenvolvimento de software. Nesse trabalho, fazemos uma pesquisa qualitativa do modelo de contratação e desenvolvimento de software do governo brasileiro comparando-o ao do governo norte-americano. A escolha dos Estados Unidos da América como referência para esse estudo se deve ao fato do governo desse país ser o maior consumidor individual de TI no mundo e possuir semelhanças políticas com o Brasil, como: regime presidencialista, capitalista e dimensão populacional.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Castilho Franco, Petrobras
Coordenador de desenvolvimento de software na Petrobras, e pós-graduado em Sistemas Integrados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - COPPE).
Rodrigo de Toledo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - DCC,PPGI/ IM)
Professor adjunto na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - DCC,PPGI/ IM) é graduado e mestre em computação pela PUC- Rio e PhD em computação pelo INRIA na França.
Seção
Artigos