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Estrutura do artigo técnico-científico

A seguir, é detalhada a estrutura de artigo científico adotada pela RTCU. Artigo submetido à Revista deve observar o que segue.

 

Quanto ao título e, se houver, ao subtítulo

Ter título e, se houver, subtítulo atrativo(s), objetivo(s) e fiel(éis) ao conteúdo abordado (critério 9 da planilha de avaliação preliminar pela editoria executiva).

Título atrativo é aquele que desperta o interesse do leitor e o incentiva a continuar a leitura. Título objetivo é aquele que transmite claramente o tema e a ideia principal do artigo, sem rodeios e sem ambiguidades. Título fiel ao conteúdo é aquele que reflete com precisão o que é abordado, evitando promessas exageradas ou informações enganosas.

 

Ter título e, se houver, subtítulo que contenha(m) palavra(s)-chave sobre o assunto tratado (critério 10 da planilha de avaliação preliminar pela editoria executiva).

A incorporação de palavra-chave, além de aumentar a atratividade, alinha expectativas, facilita o compartilhamento em redes sociais e plataformas, o que aumenta o alcance do conteúdo, e favorece os mecanismos de busca na internet e em sistemas de informação.

 

Quanto ao resumo no idioma original

Apresentar resumo informativo (critério 11 da planilha de avaliação preliminar pela editoria executiva).

A norma brasileira que estabelece os quesitos para redação e apresentação de resumo, resenha e recensão é a ABNT NBR 6028:2021. Nela, diferencia-se resumo indicativo de resumo informativo, recomendado para trabalhos acadêmicos e documentos técnico-científicos. No resumo indicativo, os pontos principais do documento são informados sem detalhamento. No resumo informativo, ao contrário, é informado: objetivo geral/finalidade, metodologia, resultado(s)/achado(s), conclusão do documento e implicação prática ou teórica de resultado (se houver).

O resumo deve ter entre 150 e 250 palavras e ser escrito em um único parágrafo. Não deve conter abreviação e citação bibliográfica.

 

Quanto às palavras-chave

Apresentar, após o resumo, palavras-chave que refletem o principal tema ou conceito abordado no artigo, capturam a essência do estudo, abrangem diferentes aspectos da pesquisa e são reconhecidas e utilizadas no campo respectivo (critério 12 da planilha de avaliação preliminar pela editoria executiva).

As palavras-chave em um artigo técnico-científico são essenciais na indexação e recuperação do documento em bases de dados e mecanismos de busca. O campo “palavras-chave” deve conter de quatro a seis palavras, separadas entre si por ponto e vírgula e a última finalizada por ponto. Quanto ao uso de letra minúscula ou maiúscula, devem ser observadas as orientações constantes do Guia de editoração do Tribunal de Contas da União.

 

Quanto ao resumo em outro idioma

Apresentar resumo em outro idioma.

O resumo no idioma original deve ser traduzido para o português ou para o inglês ou para o espanhol.

 

Quanto às palavras-chave em outro idioma

Apresentar palavras-chave em outro idioma. Quanto ao uso de letra minúscula ou maiúscula e itálico, devem ser observadas as orientações constantes do Guia de editoração do Tribunal de Contas da União.

 

Quanto à introdução

Apresentar, na introdução, de forma objetiva e clara, o que segue (critério 13 da planilha de avaliação preliminar pela editoria executiva).

  • Visão geral do tema de pesquisa, de modo a situar o leitor no contexto mais amplo do estudo.
  • Problema de pesquisa que o estudo pretende investigar.
  • Objetivo geral e, se houver, objetivo(s) específico(s) e hipótese(s), se aplicável.
  • Relevância do estudo e explicação de como ele contribui para o respectivo campo de conhecimento.
  • Breve explicação sobre o que será abordado em cada seção (opcional).

 

Quanto à revisão de literatura

Apresentar revisão de literatura (critério 14 da planilha de avaliação preliminar pela editoria executiva).

A revisão de literatura deve ser abrangente, de modo a situar o trabalho dentro do contexto acadêmico atual, e permitir que o leitor identifique as lacunas existentes, bem como compreenda a relevância do estudo proposto.

Ao elaborar a revisão de literatura, o autor deve observar o que segue.

  • Sintetizar o conhecimento existente.
  • Analisar criticamente os estudos anteriores.
  • Identificar lacunas na pesquisa existente.
  • Demonstrar como o estudo se insere no contexto da pesquisa existente.

É importante:

  • Selecionar fontes confiáveis, relevantes e atuais.
  • Organizar o conteúdo de forma lógica, geralmente começando com uma visão geral do tema para, depois, abordar estudos específicos.
  • Apresentar e referenciar corretamente as fontes citadas.
  • Contemplar os desenvolvimentos mais recentes no campo de pesquisa.

 

Quanto à metodologia

Explicitar a metodologia utilizada (critério 15 da planilha de avaliação preliminar pela editoria executiva).

A escolha da abordagem metodológica depende do objetivo da pesquisa e da questão que o pesquisador deseja responder.

  • Quanto à natureza, a pesquisa pode ser básica ou aplicada.

A pesquisa é básica quando o objetivo é ampliar o conhecimento científico sem preocupação com a aplicação prática imediata do estudo.

A pesquisa é aplicada quando o objetivo é resolver problema prático específico ou desenvolver nova tecnologia.

  • Quanto ao propósito, a pesquisa pode ser exploratória, descritiva ou explicativa.

A pesquisa é exploratória quando o objetivo é investigar problema ou questão de pesquisa de maneira aberta e flexível. É utilizada quando o pesquisador tem pouco conhecimento prévio sobre o tema ou quando deseja explorar nova área de estudo. O objetivo principal é gerar ideia, identificar padrão ou levantar questão que possa ser investigada em pesquisa subsequente mais estruturada.

A pesquisa é descritiva quando o objetivo é descrever característica de fenômeno, grupo ou situação específica ou estabelecer relação entre variáveis.

A pesquisa é explicativa quando o objetivo é identificar fator que determina ou contribui para a ocorrência de fenômeno, bem como seus efeitos. Pode-se dizer que o conhecimento científico está assentado em resultados oferecidos por estudos explicativos.

  • Quanto à abordagem, a pesquisa pode ser qualitativa, quantitativa ou mista.

A pesquisa é qualitativa quando oportuniza a compreensão do fenômeno a partir de descrição detalhada, entrevista, estudo de caso e análise subjetiva. É ideal para explorar percepção, experiência ou significado atribuído por participante.

A pesquisa é quantitativa quando utiliza dado numérico e método estatístico para testar hipótese e identificar padrão. É útil para generalizar resultado para população maior e estabelecer relação estatística entre variáveis.

A pesquisa é mista quando combina elemento qualitativo e quantitativo, para analisar fenômeno.

  • Quanto aos procedimentos metodológicos, ou seja, quanto ao modo como o dado é coletado e quanto ao instrumento e à ferramenta utilizados na coleta, a pesquisa pode ser bibliográfica, documental, experimental, observacional, ex-post facto, levantamento, pesquisa de campo, estudo de caso, etnográfica, dentre outros tipos.

A pesquisa é bibliográfica quando é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livro e artigo científico. É utilizada, fundamentalmente, contribuição de outro autor sobre determinado assunto.

A pesquisa é documental quando é desenvolvida com base em material que ainda não recebeu tratamento analítico (documento, registro e fonte secundária de dado).

A pesquisa é experimental quando o pesquisador manipula variável independente para observar seus efeitos sobre variáveis dependentes. É frequentemente realizada em ambiente controlado, em que é possível administrar fatores externos. Estudo experimental é ideal para estabelecer relação de causa e efeito.

A pesquisa é observacional quando o pesquisador observa e coleta dados sobre os participantes em seu ambiente natural. Permite identificar associação e padrão, mas não pode confirmar causalidade.

A pesquisa é ex-post facto (a partir do fato passado) quando o pesquisador observa a relação entre variáveis, mas não dispõe de controle sobre a variável independente, que constitui o fator presumível do fenômeno, porque já ocorreu. Evento passado é analisado, para que se possa compreender suas causas e consequências.

A pesquisa caracteriza-se como levantamento quando o pesquisador coleta dado diretamente no ambiente onde o fenômeno ocorre, para obter um espectro representativo do universo pesquisado e a caracterização precisa de seus segmentos.

A pesquisa é de campo quando o pesquisador também coleta dado diretamente no ambiente onde o fenômeno ocorre, mas com a intenção de compreender algum aspecto da realidade estudada de forma mais aprofundada.

A pesquisa é estudo de caso quando o pesquisador analisa, profunda e exaustivamente, um objeto, indivíduo, grupo ou organização, para obter conhecimento amplo e detalhado sobre ele.

A pesquisa é etnográfica quando envolve a imersão do pesquisador em comunidade ou grupo social.

  • Quanto à delimitação temporal, a pesquisa pode ser transversal ou longitudinal.

A pesquisa é transversal quando o pesquisador analisa o dado em um único ponto no tempo. É útil para associar variáveis em um momento específico.

A pesquisa é longitudinal quando o pesquisador acompanha fenômeno ao longo do tempo, para identificar mudança e tendência.

A descrição da metodologia utilizada também deve abranger informação sobre os itens relacionados a seguir, quando aplicáveis.

  • Participantes ou amostra (número de participantes, critério de inclusão e exclusão, característica demográfica relevante, dentre outras informações)
  • Detalhamento, validade e confiabilidade de instrumento de coleta de dados utilizado (questionário, entrevista, teste, dentre outros)
  • Técnica estatística, software e método de análise qualitativa utilizado
  • Consideração ética envolvida na pesquisa (aprovação por comitê de ética, consentimento informado de participante, medida para garantir a confidencialidade de dado, dentre outras informações)
  • Limitação metodológica que pode ser fonte de viés ou restringir a abordagem

 

Quanto ao(s) resultado(s) e à discussão do(s) resultado(s) – achado(s)

Relacionar resultado(s) da pesquisa (critério 16 da planilha de avaliação preliminar pela editoria executiva).

Em pesquisa, “resultado” corresponde ao dado bruto ou à informação que é obtida diretamente, a partir de método de investigação. É dado objetivo, concreto, ainda não interpretado ou analisado.

Relacionar achado(s) da pesquisa (critério 17 da planilha de avaliação preliminar pela editoria executiva).

Em pesquisa, “achado” é a interpretação ou conclusão extraída a partir de resultado. Envolve a explicação de dado obtido, a comparação de dado obtido com a pesquisa realizada, a explicação de diferença entre o resultado esperado e o encontrado, a avaliação da implicação do achado, a análise de como uma limitação da pesquisa pode ter influenciado o resultado, dentre outras informações.

 

Quanto às considerações finais

Resumir resultado(s) e achado(s) da pesquisa (critério 18 da planilha de avaliação preliminar pela editoria executiva).

O autor também deve mencionar, dentre outros aspectos, a relevância do(s) resultado(s) e do(s) achado(s) para o respectivo campo de conhecimento e a tendência ou possibilidade de estudo futuro.