Política editorial
Artigo científico submetido à RTCU deve observar o que segue, quanto à política editorial.
Idioma de submissão
A RTCU é um periódico que aceita submissões em português, inglês ou espanhol. Artigo selecionado pode vir a ser traduzido, com a permissão do autor.
Quem pode publicar
Pode publicar na Revista servidor ou gestor público, autoridade, estudante, pesquisador, especialista, dentre outros interessados. Admite-se artigo científico de servidor e de autoridade do TCU, desde que no limite máximo de 20% do total de artigos por edição. A restrição visa a evitar endogenia.
Em artigo científico produzido no âmbito do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa do TCU, o nome do orientador deve ser incluído como coautor, se ele contribuiu de forma substancial em pelo menos uma das seguintes etapas: concepção ou desenho do estudo; coleta, análise ou interpretação dos dados; redação ou revisão crítica do conteúdo intelectual; aprovação final da versão a ser publicada.
Qualificação exigida para articulista e parecerista
O articulista deve ter titulação mínima de mestre e estar, preferencialmente, vinculado a programa de pós-graduação. Aplica-se a mesma exigência a coautor e a parecerista. Admite-se autoria de mestrando, desde que em coautoria com mestre ou doutor.
Remuneração de articulista e de parecerista
A aprovação e publicação de trabalho no periódico não gera direito de percepção de retribuição pecuniária. A atividade de parecerista também não é remunerada, mas o avaliador recebe declaração institucional de parecerista ad hoc e tem o nome incluído na lista de pareceristas da edição em que o artigo é publicado.
Restrição à submissão
Artigo que já tenha sido publicado, esteja em processo de avaliação ou tenha sido recusado por outra revista não pode ser submetido à RTCU.
Ao submeter artigo, o autor também deve informar qualquer financiamento, bolsa de pesquisa ou benefício recebido, de fonte comercial ou não, e declarar conflito de interesses que possa comprometer o trabalho apresentado.
Artigo científico produzido no âmbito do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa do TCU que tenha como articulista e como orientador servidor do TCU deve, preferencialmente, ser encaminhado para publicação em outras revistas. A restrição visa a evitar endogenia.
Submissão e responsabilidades
O artigo técnico-científico deve ser submetido à Revista por meio da plataforma digital Open Journal Systems (OJS). O encaminhamento de arquivo e de anexo, bem como o preenchimento de todos os dados necessários à submissão, são de inteira responsabilidade do autor.
Quanto ao conteúdo, o autor responde por opiniões e conceitos emitidos no manuscrito, bem como pela exatidão e procedência dos dados informados.
Análise e seleção de artigo científico
São critérios que estabelecem prioridade na ordem de análise e seleção dos artigos os seguintes:
- data de submissão: artigo com data de submissão mais antiga tem prioridade sobre artigo com data de submissão mais recente;
- autoria externa: artigo de não servidor do TCU tem prioridade sobre artigo de servidor do TCU;
- autoria internacional: artigo de autor internacional tem prioridade sobre artigo de autor nacional;
- titulação de doutor: artigo cujo autor tem titulação de doutor tem prioridade sobre artigo cujo autor não possui essa titulação;
- originalidade e atualidade do tema: artigo que trata de tema menos recorrente ou de grande relevância atual tem prioridade em relação a artigo que aborda tema mais comum.