Estrutura editorial
A RTCU possui a estrutura editorial discriminada a seguir.
- Conselho editorial (CER)
- Conselho Científico da Revista (CCR)
- Editoria executiva
- Pareceristas ad hoc
Conselho Editorial da Revista (CER)
O CER é o órgão colegiado de natureza deliberativa e caráter permanente que tem por finalidade definir as linhas editoriais e selecionar os trabalhos a serem publicados na RTCU. É presidido pelo ministro responsável por supervisionar a edição da Revista do TCU, conforme designação do presidente da Casa, nos termos do art. 28, inciso XLIV, do Regimento Interno do TCU, e integrado pelo ministro-substituto mais antigo em exercício, pelo Procurador-Geral do Ministério Público junto ao TCU, pelos Secretários-Gerais do TCU e pelo Diretor-Geral do Instituto Serzedello Corrêa (ISC).
Conselho Científico da Revista (CCR)
O Conselho Científico da Revista (CCR) é o órgão colegiado de natureza consultiva responsável por auxiliar o CER na definição das linhas editoriais da Revista; opinar sobre decisões relativas à política editorial da RTCU; avaliar artigos, com o auxílio de pareceristas ad hoc, em conformidade com a linha editorial da RTCU; assessorar a editoria executiva na identificação de pareceristas ad hoc e no processo de avaliação preliminar de artigos; contribuir com a prospecção de artigos e com o envio de artigos inéditos para publicação; propor temas para chamada de trabalhos, com vistas à publicação na RTCU; e auxiliar na divulgação da RTCU.
O CCR é integrado por membros internos ou externos ao TCU, preferencialmente com doutorado, renomados nas áreas de conhecimento da RTCU, de origem nacional ou internacional, distribuídos de forma a assegurar ampla diversidade e representatividade de linhas de pesquisa, filiação institucional e origem geográfica.
Editoria executiva
A editoria executiva é a instância responsável por conduzir o processo de publicação dos trabalhos submetidos à RTCU, atuando nos conselhos Editorial e Científico, bem como com os pareceristas ad hoc e autores. Compete à editoria executiva: coordenar as atividades de produção da RTCU; realizar a avaliação preliminar de artigos submetidos ao periódico e enviá-los para avaliação duplo-cega por pareceristas ad hoc; selecionar candidatos a pareceristas ad hoc e manter o banco de especialistas atualizado; propor chamadas de números especiais temáticos; garantir o cumprimento tempestivo das etapas do processo editorial; orientar os autores quanto a questões editoriais.
Pareceristas ad hoc
Os pareceristas ad hoc são os responsáveis pelo processo de análise duplo-cego dos artigos recebidos pela RTCU, depois de aceitos pela editoria executiva. A RTCU mantém banco de pareceristas organizado por tema, instituição de filiação e áreas de interesse/atuação. O banco de pareceristas é constantemente atualizado mediante chamadas públicas ou convites.
A escolha dos pareceristas leva em consideração os temas dos artigos submetidos à RTCU e o alinhamento deles com as respectivas áreas de formação e atuação dos avaliadores. Os pareceristas são avaliados, principalmente, pela fundamentação clara e consistente dos pareceres emitidos, pelo cumprimento de prazos e pela postura condizente com as orientações do CER. A atividade de parecerista não é remunerada, mas o avaliador recebe declaração institucional de parecerista ad hoc e tem o nome incluído na lista de pareceristas da edição em que o artigo é publicado.