Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Orientações gerais sobre o artigo técnico-científico

Artigo submetido à Revista do TCU deve observar o que segue.

 

Quanto à forma

Ser apresentado em arquivo editável (extensão.doc/docx) de até 2MB (critério 1 da planilha de avaliação preliminar pela editoria executiva).

 

Ter, no mínimo, 15 e, no máximo, 25 páginas, desconsideradas as referências (critério 2 da planilha de avaliação preliminar pela editoria executiva).

 

Quanto à natureza

Ter natureza técnico-científica (critério 3 da planilha de avaliação preliminar pela editoria executiva).

Admitem-se os documentos relacionados a seguir.

  • Artigo original: apresenta nova ideia e opinião sobre questão atual.
  • Revisão: reúne ideias-chave sobre determinado tópico e estabelece relação entre elas.

 

Quanto ao conteúdo

Ter percentual de suspeita de plágio ou texto gerado por inteligência artificial (IA) inferior a 25% (critério 4 da planilha de avaliação preliminar pela editoria executiva).

Todo artigo submetido à RTCU é analisado por ferramenta que compara o texto do artigo com uma vasta base de dados de documentos, artigos e páginas da web, com vistas a identificar trechos idênticos ou muito semelhantes a outros já publicados. A ferramenta também reconhece padrões típicos de textos gerados por IA.

Após a análise, é gerado relatório detalhado, indicando percentual de semelhança, destacando as partes do texto que correspondem a outras fontes e fornecendo links ou referências para essas fontes.

Com base no relatório emitido, o próprio autor pode revisar o artigo e reescrever trecho, incluir citação ou reformular ideia, de modo a garantir a originalidade. O texto corrigido é novamente submetido à ferramenta de verificação.

 

Abordar tema de interesse para a Revista (critério 5 da planilha de avaliação preliminar pela editoria executiva).

A Revista do TCU insere-se na linha editorial “Estudos e Debates”, categoria editorial “Estudos”[1], e tem como temas de interesse os seguintes.

  • Tribunais de contas
  • Controle governamental
  • Administração pública
  • Direito público
  • Contabilidade
  • Finanças
  • Auditoria pública e privada
  • Assuntos multidisciplinares de interesse para o setor estatal

 

Ser inédito e original

Para a RTCU, são aspectos que garantem o ineditismo do artigo técnico-científico os seguintes.

  • Não ter sido publicado anteriormente nem estar em processo de avaliação por outro periódico. Admite-se a submissão de artigo: i) apresentado em evento científico ou que tenha sido depositado como preprint em repositório oficial, desde que haja modificações significativas e que essas informações sejam devidamente comunicadas durante o processo de submissão; ii) resultante de dissertação ou tese disponível em repositório on-line, desde que não tenha sido publicado como artigo em revista ou capítulo de livro.
  • Apresentar dado, conclusão, experimento, descoberta, teoria ou metodologia ainda não publicados.
  • Oferecer contribuição significativa para o campo de estudo.
  • Ser livre de plágio.
  • Ser escrito sem a assistência de ferramenta de IA.

 

Ter referências representativas, atuais e abrangentes (critério 6 da planilha de avaliação preliminar pela editoria executiva).

São diretrizes e práticas que garantem a representatividade, atualidade e abrangência das fontes utilizadas, dentre outras, as seguintes.

  • Incluir tanto pesquisa original quanto revisão de literatura que sintetizam e analisam múltiplos estudos.
  • Incluir referência que garante variedade de perspectivas e abordagens sobre o tema (estudos de diferentes regiões geográficas, metodologias variadas e teorias concorrentes, dentre outras).
  • Priorizar a inclusão de estudo recente, publicado nos últimos cinco anos, para garantir que o artigo está alinhado com descobertas e debates atuais na área.
  • Incluir referência que discute avanço tecnológico, nova metodologia ou mudança significativa na área de estudo.
  • Incluir referência que cobre todos os aspectos relevantes do tema do artigo (estudo teórico, empírico, metodológico e aplicado, dentre outras).
  • Incluir referência de disciplina relacionada que pode oferecer insight adicional ou complementar ao tema principal do artigo e enriquecer a discussão.
  • Utilizar artigo de revista científica reconhecida e revisada por pares, livro de autor respeitado e relatório de instituição de pesquisa renomada.
  • Discutir, no corpo do texto, como cada referência contribui para a pesquisa, destacando a relevância que tem em relação ao tema.

 

Quanto à estrutura

Obedecer a estrutura de artigo técnico-científico adotada pela RTCU (critério 8 da planilha de avaliação preliminar pela editoria executiva).

Artigo científico encaminhado à RTCU deve ter a estrutura relacionada a seguir.

 

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

Título do artigo e, se houver, subtítulo

Título do artigo e, se houver, subtítulo em inglês/espanhol

Autor, e-mail, minicurrículo, currículo Lattes, Orcid

Resumo

Palavras-chave

Resumo em inglês/espanhol (abstract/resumen)

Palavras-chave em inglês/espanhol (keywords/palabras-clave)

Data de submissão e aprovação do artigo

 

ELEMENTOS TEXTUAIS

1 Introdução

2 Revisão de literatura

3 Metodologia

4 Resultado(s) e discussão do(s) resultado(s) – achado(s)

5 Considerações finais

 

ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

Referências

 

Vir acompanhado, em arquivo separado, de endereço de e-mail, minicurrículo do autor, currículo Lattes – modelo de currículo utilizado pela Plataforma Lattes para registrar informações acadêmicas e profissionais de estudantes, professores e pesquisadores, incluindo formação, experiência, publicação, projeto de pesquisa, orientação, prêmio e outra atividade relevante – e perfil de pesquisador no Orcid – identificador digital único atribuído a autor de trabalho acadêmico e pesquisador e associado a perfil acadêmico e profissional (critério 19 da planilha de avaliação preliminar pela editoria executiva).

O currículo resumido deve ter, no máximo, 250 caracteres e indicar, dentre outras, as informações a seguir.

  • Titulação (concluída ou em curso), com nome da instituição, da cidade, do estado e do país
  • Pós-graduação em curso, se houver, com nome da instituição, da cidade, do estado e do país
  • Docência em graduação ou pós-graduação, se houver, com indicação da instituição, da cidade, do estado e do país
  • Vínculo acadêmico ou profissional, se houver, com indicação da instituição, da cidade, do estado e do país

 

Preservar o anonimato da autoria, no corpo do texto (critério 20 da planilha de avaliação preliminar pela editoria executiva).

O texto não deve conter nenhuma informação (nome, afiliação, país da instituição afiliada, endereço, número de telefone, e-mail, dentre outras) que permite a identificação do autor. O anonimato garante, dentre outros aspectos, os que seguem.

  • Imparcialidade e objetividade na avaliação, impedindo que seja influenciada pelo nome ou pela reputação do autor.
  • Proteção do autor, evitando que sofra represália, discriminação ou retaliação por suas palavras ou descobertas.
  • Direcionamento do foco exclusivamente para o texto, o que permite que a ideia e o argumento sejam avaliados de forma objetiva.
  • Proteção da privacidade do envolvido e cumprimento de quesitos éticos e legais, em pesquisa que envolve dado sensível ou informação confidencial.

 

Quanto à linguagem

Utilizar linguagem impessoal (critério 21 da planilha de avaliação preliminar pela editoria executiva).

Linguagem impessoal é aquela que não apresenta marca de subjetividade ou opinião pessoal e que adota tom neutro e objetivo. Sugere-se o uso de terceira pessoa do singular ou do plural, voz passiva analítica ou sintética e de expressões impessoais, como “É possível observar (...)”, “Verifica-se que (...)”, “Sabe-se que (...)”, dentre outras.

 

Adotar abordagem de comunicação inclusiva, capaz de evitar a discriminação e marginalização de determinados grupos, especialmente de pessoa que tem, dentre outras diversidades, deficiência, doença, condição, etnia, identidade de gênero, orientação sexual e idade diversas (critério 22 da planilha de avaliação preliminar pela editoria executiva).

 

Atenção: Artigo científico da RTCU deve seguir as regras de padronização – de recursos gráficos ou de destaque; de apoio textual ou de organização; e de estilo – e normalização aplicadas ao processo editorial no TCU e dispostas no Guia de editoração do Tribunal de Contas da União.

 

[1] A classificação completa das linhas editoriais e respectivas categorias das publicações do TCU podem ser encontradas no Guia de editoração do Tribunal de Contas da União.