COVID 19: reflexos do cenário pandêmico nos teletrabalhadores do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES)

  • Bianca Tristão Sandri
  • Fábio Vargas Souza
  • Isabela de Freitas Costa Vasconcellos Pylro

Resumo

Com o início do isolamento social, o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCEES), que já adotava com sucesso o teletrabalho para servidores ligados as suas atividades finalísticas, ampliou o teletrabalho para todos os servidores ativos. Estudos indicam que o teletrabalho pode provocar tanto impactos benéficos quanto negativos. Aliado a isso, o cenário afetado pela Covid-19 gerou um ambiente de ansiedade e incertezas modificando também as estruturas familiares. Assim, o objetivo deste trabalho foi investigar a experiência do TCE-ES com o teletrabalho e possíveis efeitos da pandemia nos seus teletrabalhadores. Entender essa relação pode contribuir para melhorar a saúde física e emocional, o engajamento e a produtividade dos teletrabalhadores. Para o alcance desse objetivo, Artigo //134 Revista TCU | 146utilizou-se a análise de redes por meio do método EBICglasso utilizando o software JASP e comparando também os resultados por gênero. Concluiu-se que: 1) conciliar as tarefas familiares com as do trabalho tem sido difícil, principalmente para os servidores do sexo masculino; 2) O cansaço gerado pelo teletrabalho relaciona-se com o esgotamento mental e a dificuldade de dormir; 3) afetos (emoções) positivos podem influenciar positivamente no engajamento do servidor e produtividade; 4) a estrutura tecnológica fornecida, uma estrutura familiar adequada e a atuação dos gestores foram importantes para a adaptação ao teletrabalho. Em termos práticos, o estudo serviu de base para a adoção de uma série de intervenções gerenciais, na linha do modelo PERMA da psicologia positiva, visando estimular o bem-estar dos teletrabalhadores do TCE-ES.

Biografia do Autor

Bianca Tristão Sandri
Especialista em Gestão de Pessoas pela FGV, Especialista em Gestão pela Qualidade pela UFES, Especialista em Desenvolvimento Humano e Psicologia Positva pelo IPOG, Graduada em Administração. É auditora de Controle Externo no Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo e atualmente é a Coordenadora do Núcleo de Formação e Capacitação da Escola de Contas Públicas.
Fábio Vargas Souza
Mestre em Administração pela FUCAPE, Especialista em Controle Externo pela UFES, Especialista em direito administrativo pelo Instituto Anhanguera, Pós-graduado em Gestão pública e Gestão de Recursos Humanos, Graduado em Ciências Contábeis pela UFES, Graduado em Direito pela UNESC. É auditor de Controle Externo no Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo e atualmente ocupa a função de Secretário da Escola de Contas Públicas.
Isabela de Freitas Costa Vasconcellos Pylro
Mestre em Engenharia de Produção pela PUC-RJ, Especialista em Gestão Pública pelo IFES-ES, Especialista em Gestão de Projetos pela FGV-RJ, Graduada em Ciências Econômicas pela UERJ-RJ. É analista Administrativo no Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo e atualmente é a Coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento em Estudos e Pesquisas da Escola de Contas Públicas.
Publicado
2021-03-20
Seção
Artigos