Avaliação de Desempenho Individual na Auditoria Pública Federal Brasileira

Uma análise comparativa dos conceitos e de sua aplicação

Resumo

A Avaliação de Desempenho Individual é uma ferramenta de gestão estudada há décadas, tanto na esfera pública quanto na esfera privada. Para além de mensurar o desempenho individual, ela auxilia no alinhamento de objetivos individuais e organizacionais, visando oferecer produtos/serviços de qualidade aos clientes/cidadãos. No que tange à iniciativa pública, a própria Constituição Federal elenca, como um dos princípios basilares da conduta administrativa, a eficiência. Nesse sentido, a presente pesquisa tem por objetivo identificar como os órgãos públicos federais brasileiros de auditoria aplicam os conceitos de Avaliação de Desempenho Individual. Para tanto, por meio da técnica de pesquisa documental, buscou-se a sistemática de avaliação adotada por cada componente amostral. Após a consolidação dos dados e sua consequente análise qualitativa, eles foram comparados com o que preconiza a literatura acerca da Avaliação de Desempenho Individual. Os resultados revelaram oportunidades de melhoria nos processos, a inexistência de um padrão e uma situação em que não há avaliação de desempenho implementada. O estudo também apresenta resultados secundários, poisidentifica um caso em que não há carreira de auditoria devidamente estruturada, embora haja um órgão que execute tal atividade, assim como identifica modelos de gestão de desempenho organizacional e individual passíveis de novas abordagens por demais pesquisadores. Além de contribuir para o avanço das discussões gerais sobre o tema, considerando o reduzido número de publicações que explicitem os detalhes de sistemas e processos utilizados na esfera governamental para gerenciar o desempenho, o estudo revela oportunidades para novas reflexões acerca da melhoria contínua da gestão pública.Palavras-chave: avaliação de desempenho individual; setor público; eficiência; auditoria; oportunidades de melhoria.

Biografia do Autor

Michael Robson dos Santos, Ministério da Saúde (MS) e Instituto René Rachou Fiocruz Minas.
Bacharel em Administração com ênfase em Meio Ambiente pela Faculdade de Ciências Gerenciais PadreArnaldo Janssen, especialista em Gestão Pública pela Fundação João Pinheiro, especialista em EducaçãoAmbiental pelo Senac e mestre em Planejamento e Controle de Gestão pela Universidade Federal deSanta Catarina. Servidor Público Federal, Auditoria-Geral do Sistema Único de Saúde/Ministério daSaúde, com lotação na Seção de Auditoria em Minas Gerais. Professor do Curso de Especialização emAuditoria de Sistemas de Saúde no Instituto René Rachou Fiocruz Minas.
Darci Schnorrenberger, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Bacharel em Ciências Contábeis, especialista em Gestão Contábil, mestre em Engenharia de Produçãoe doutor em Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Associado IV ecoordenador de Pesquisa do Curso de Ciências Contábeis e de Programas de Pós-Graduação da UFSC.
Publicado
2024-06-26
Seção
Artigos