Análise de qualidade de uma auditoria operacional do TCU segundo padrões do joint committee on standards for educational evaluation

  • Tiago Gozzer Viegas Tribunal de Contas da União
  • Dagomar Henriques Lima Tribunal de Contas da União

Resumo

Este artigo trata de análise de qualidade de uma auditoria operacional realizada pelo TCU no Programa Universidade para Todos (Prouni), com o objetivo de identificar oportunidades de melhoria. Esse trabalho utilizou como parâmetro os padrões de qualidade para avaliações estipulado pelo Joint Committee on Standards For Educational Evaluation (JCSEE). Foi um estudo de caso único que utilizou análise documental dos papéis de trabalho e do relatório da auditoria, bem como entrevistas com pessoas envolvidas na auditoria. Os padrões de qualidade apresentados pelo JCSEE, materializados em 200 recomendações, foram traduzidos e transformados em um questionário utilizado durante as entrevistas. Dos cinco padrões existentes, a auditoria obteve boa avaliação em quatro (Propriedade, Viabilidade, Precisão e Utilidade) e nota baixa em uma (Accountability). Isso indicou que a auditoria possui variadas formas de possíveis usos de seu processo, achados e produtos; que ela ocorreu com um adequado grau de efetividade e eficiência; que ela foi imparcial, correta, aceitável e justa e que seus achados, propostas e processo são confiáveis. No entanto, questões relativas à documentação e à comunicação do trabalho desenvolvido podem melhorar.

Biografia do Autor

Tiago Gozzer Viegas, Tribunal de Contas da União
É servidor do Tribunal de Contas da União, graduado em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista em análise e avaliação de políticas públicas pelo Instituto Serzedelo Correa.
Dagomar Henriques Lima, Tribunal de Contas da União
Servidor do Tribunal de Conta da União, mestre em Administração pela Universidade de Brasília (UnB) e graduado pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE).
Publicado
2015-01-01
Seção
Artigos