Técnicas econométricas e seu papel inovador no cálculo do sobrepreço: o caso da Lava Jato

  • Eduardo Juntolli Vilhena Tribunal de Contas da União
  • João Ricardo Pereira Tribunal de Contas da União
  • Júlio César de Camargo Tribunal de Contas da União
  • Rafael Jardim Cavalcante Tribunal de Contas da União
  • Leandro Araújo de Almeida Tribunal de Contas da União
  • Marcelo Rodrigues Alho Tribunal de Contas da União
  • Nivaldo Dias Filho Tribunal de Contas da União
  • Rafael Martins Gomes Tribunal de Contas da União

Resumo

O trabalho foi desenvolvido no intuito de testar metodologia para calcular a diferença entre o valor cobrado por licitações públicas em um ambiente com cartel e o respectivo valor que deveria ser cobrado em um ambiente competitivo. As formas de cálculo deste artigo compreendem um modelo econométrico estimado pelo método dos mínimos quadrados ordinários em seção cruzada, e um modelo de resposta binária, conhecido como propensity score matching. A amostra utilizada nos cálculos contém dados de 135 contratos de empreendimentos da Diretoria de Abastecimento da Petrobras, dos quais 48 possuem provas de atuação ou não do cartel. Os resultados da estimação desses modelos indicaram que licitações vencidas por empresas cartelizadas apresentaram desconto inferior às licitações vencidas pelas empresas não cartelizadas em 17 pontos percentuais, estatisticamente significante. Tal estudo, em razão da higidez e confiabilidade dos resultados obtidos, demonstrou plausibilidade de utilização de técnicas similares no âmbito de atuação do Tribunal de Contas da União no combate à corrupção em licitações de obras públicas, inclusive no cálculo dos prejuízos e chamamento à responsabilização, com aumento da tempestividade, continuidade e efetividade da identificação de tais ilícios na administração pública.

Biografia do Autor

Eduardo Juntolli Vilhena, Tribunal de Contas da União
é servidor do Tribunal de Contas da União, graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília, (UnB), especialista em Direito Público pela Uniderp.
João Ricardo Pereira, Tribunal de Contas da União
é servidor do Tribunal de Contas da União, graduado em Engenharia Civil pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), mestre em Economia pela Universidade de Brasília (UnB), doutorando em Economia pela Universidade de Brasília (UnB).
Júlio César de Camargo, Tribunal de Contas da União
é servidor do Tribunal de Contas da União, graduado e mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília (UnB).
Rafael Jardim Cavalcante, Tribunal de Contas da União
é servidor do Tribunal de Contas da União, graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (UnB).
Leandro Araújo de Almeida, Tribunal de Contas da União
é servidor do Tribunal de Contas da União, graduado em Economia pela Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Direito pela Faculdade Marista do Recife.
Marcelo Rodrigues Alho, Tribunal de Contas da União
é servidor do Tribunal de Contas da União, graduado em Administração pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (AEUDF) e especialista em Auditoria Governamental pela Faculdade Omni.
Nivaldo Dias Filho, Tribunal de Contas da União
é servidor do Tribunal de Contas da União, graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Rafael Martins Gomes, Tribunal de Contas da União
é servidor do Tribunal de Contas da União, graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (UnB) e professor de Pós-Graduação pelo IPOG.
Publicado
2017-01-01
Seção
Artigos