Quantificação da mão de obra terceirizada por meio da utilização da análise multivariada de dados:

Uma proposta para administração pública

  • Francisco Ebison Souto Canuto Instituto Federal de Educação do Ceará
  • Marcos André Damasceno Cavalcante Instituto Federal de Educação do Ceará

Resumo

O Governo Federal brasileiro vem inovando com metodologias e critérios para determinação do quantitativo e dos valores a pagar com mão de obra terceirizada contratada pelos órgãos da Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional. Uma das inovações implementadas foi a elaboração do caderno técnico de logística para prestação de serviços de limpeza, asseio e conservação, cujo principal objetivo foi apresentar, tanto para os órgãos que compõem o Governo Federal (tomadores de serviços) quanto para aqueles que os prestam (empresas ligadas ao setor de limpeza e conservação), os aspectos metodológicos e mercadológicos para mensuração dessa força de trabalho e os valores-limites para contratação. Entretanto, não observamos metodologia semelhante para contratação de serviço terceirizado de vigilância patrimonial orgânica, existindo, apenas, o caderno técnico de logística que determina os valores-limites para essa contratação. Diante desse contexto, este artigo tem como objetivo propor uma metodologia para quantificar e padronizar a distribuição da mão de obra terceirizada de vigilância patrimonial orgânica, por meio da utilização de critérios técnico-científicos mensuráveis, com o uso das técnicas estatísticas de análise de correlação de variáveis e regressão multivariada, tendo sido o estudo desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Os resultados deste estudo revelam ser possível a utilização da análise multivariada de dados como metodologia para definição dos postos de vigilância patrimonial orgânica do IFCE, sendo possível a sua replicação nos demais órgãos do governo brasileiro, possibilitando maximizar a eficiência dos processos de gestão e a efetividade na utilização de recursos públicos.

Biografia do Autor

Francisco Ebison Souto Canuto, Instituto Federal de Educação do Ceará
Graduado em Administração pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Administração Pública pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC). Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutorando em Administração de Empresa pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Atualmente é Administrador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - campus Horizonte, exercendo a função de Diretor de Administração e Planejamento. Atua há doze anos na área de Administração, com ênfase em Administração Pública.
Marcos André Damasceno Cavalcante, Instituto Federal de Educação do Ceará
Doutorando e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Graduado em Administração pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Administrador do Instituto Federal do Ceará (IFCE).
Publicado
2023-04-04
Seção
Artigos