Resumo
A tecnologia Blockchain, cuja origem remonta a 2008, com as contribuições seminais de Satoshi Nakamoto, ainda é considerada tecnologia emergente, frente aos seus desafios, riscos e características inovadoras. Mais de uma década depois, todo um ecossistema de ferramentas, plataformas e casos de uso emergiram, frente a um novo paradigma de acesso descentralizado a dados. O objetivo deste trabalho é desmistificar o assunto, focando em definições, vantagens e riscos, propondo ainda um modelo de avaliação de necessidade para guiar agentes públicos para oportunidades de uso. Paralelamente, apresentamos um panorama do tema dentro do governo brasileiro, com foco na Rede Blockchain Brasil, e, por fim, introduzimos os impactos e oportunidades do uso da tecnologia em atividades de controle e auditoria.
Os textos aprovados são publicados sem alteração de conteúdo. Os conceitos e opiniões emitidas em trabalhos doutrinários assinados são de inteira responsabilidade de seus autores. Os artigos publicados poderão ser divulgados em outros canais, desde que citada a Revista do TCU, ano, número e data de publicação como primeiro veiculador do trabalho.
Direitos de uso
Isso quer dizer que é permitido compartilhar, copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, desde que citados o autor do artigo e a fonte (Revista do TCU, número da edição e página).
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
<https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR >. Para mais informações, acesse o site indicado.