Efetividade dos gastos públicos em educação e os resultados no Ideb

Análise do Ensino Médio público

Resumo

Trata-se, neste trabalho, da efetividade dos gastos públicos em educação no Ensino Médio público, com o objetivo de analisar esses gastos em correlação com resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referentes a esse nível de ensino. Para tanto, parte-se, por meio de pesquisa documental, da revisão de literatura dos conceitos referentes a orçamento público, financiamento da educação, Plano Nacional de Educação (PNE), orçamento por resultados e controle das cortes de contas, utilizando-se também como metodologia ferramentas de estatística descritiva na busca de correlação entre variáveis de gasto público e os resultados do Ideb. Os dados foram coletados no Instituto de Pesquisas Econômicas Avançadas (Ipea) e no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para os períodos de 2005, 2007, 2009, 2011, 2013, 2015 e 2017. Orientaram o estudo os seguintes questionamentos: (i) A atual estrutura orçamentária em educação é capaz de gerar resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ensino Médio público? (ii) Há relação de causalidade entre os gastos públicos em educação e o Ideb do Ensino Médiopúblico? (iii) Essa relação impacta a qualidade da educação? Com os resultados deste estudo, verificou-se que a efetividade não se restringe ao valor investido e que é fundamental uma administração eficaz dos recursos, destacando-se que o mero aumento nos investimentos em educação não é suficiente para alcançar índices satisfatórios no Ideb.Palavras-chave: orçamento público; financiamento público; educação;

Biografia do Autor

Gustavo Andrey de Almeida Lopes Fernandes, Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Pesquisador do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas(FGV-Ceapg); professor assistente do Departamento de Gestão Pública da FGV Eaesp e doutor emEconomia pela Universidade de São Paulo. Foi visiting scholar do Global Institute, King`s College London,University of London, tendo realizado pós-doutoramento em Harvard. É pesquisador nas áreas depolíticas públicas, especialmente em temas relativos à educação e a desenvolvimento.
Marcelo Sasso Gonzalez, Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Advogado, consultor, gestor público e mestre em Gestão e Administração Pública (FGV- Eaesp).Especializando em Filosofia do Direito (PUC-MG) e em Direito Contratual (ESA-OAB). Especialista emDireito Público (PUC-RS), Direito Imobiliário (Damásio), Direito Processual Civil (Damásio) e DireitoConstitucional (Damásio). Bacharel em Direito (UNIFIEO).
Silvio Eduardo Conegliam Peccioli, Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Advogado, mestrando em Gestão e Administração Pública (FGV- Eaesp), especialista em Direito Público(PUC-RS) e bacharel em Direito (Mackenzie).
Publicado
2024-06-26
Seção
Artigos