Uma investigação dos sistemas de avaliação de programas da administração federal direta no Brasil

  • Glória Maria Merola da Costa Bastos Tribunal de Contas da União
  • Selma Maria Hayakawa Cunha Serpa Tribunal de Contas da União

Resumo

Esse artigo apresenta o resultado de pesquisa sobre os sistemas de monitoramento e avaliação de programas governamentais da administração pública federal. O referencial teórico baseou-se nos critérios adotados Leeuw e Furubo (2008) para caracterizar um sistema de avaliação. Foram utilizados dados do Sistema de Monitoramento e Avaliação do PPA (SIGPlan), de 2005 a 2009, e pesquisadas 31 Unidades de Monitoramento e Avaliação (UMA) dos Ministérios do Poder Executivo. Os resultados apontaram a disseminação de sistemas informatizados de monitoramento de metas físicas dos programas que atendem aos objetivos de mensuração do desempenho, embora não estejam integrados aos sistemas setorial e central de monitoramento e avaliação. Foram identificados sistemas setoriais de monitoramento em vários ministérios e em alguns órgãos que se apresentam como alternativas mais adequadas às necessidades de gestão das políticas setoriais do que o modelo de gestão dos programas do PPA. Constatou-se ainda que embora exista volume expressivo de avaliações de programa não se pode afirmar que o desenvolvimento da capacidade avaliativa nos órgãos setoriais tenha evoluído na mesma proporção. Por fim, observa-se que, embora o Sistema de Monitoramento e Avaliação do PPA não tenha sido capaz de atender às funções as que se destinava, 49% dos órgãos setoriais ainda não havia implantado sistemas de avaliativos próprios.

Biografia do Autor

Glória Maria Merola da Costa Bastos, Tribunal de Contas da União
Servidora do Tribunal de Contas da União, bacharel em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, com especialização em Economia pela Universidade de Brasília, e em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
Selma Maria Hayakawa Cunha Serpa, Tribunal de Contas da União
Servidora do Tribunal de Contas da União, graduada em Administração e Ciências Contábeis, especialista em Auditoria Governamental (ESAF/MF), em Avaliação de Políticas Públicas (UFRJ) e Controle Externo (ISC/TCU) e mestre em Administração pela Universidade de Brasília (UnB). 
Publicado
2013-01-01
Seção
Artigos