Amostragem estatística para testes de controle

Abstract

Testes de controle objetivam fornecer evidências sobre a efetividade operacional dos controles na prevenção e/ou detecção de irregularidades e/ou distorções relevantes. O auditor planeja e executa esses testes para concluir se a avaliação preliminar do risco de controle (RC), realizada na fase de planejamento, se confirma ou não, e assim manter ou alterar a natureza, época e extensão dos procedimentos substantivos.

Procedimentos adicionais de auditoria (testes de controle e testes substantivos) podem ser executados em bases amostrais, estatística ou não estatística. Em ambos os métodos, o auditor aplica julgamento profissional no desenho do plano amostral, na execução dos testes e avaliação dos resultados.

Para determinar o tamanho da amostra estatística para testes de controle, o auditor utiliza a amostragem por atributos, baseada na teoria da distribuição binomial, que lhe permite extrair conclusões sobre uma população em termos de taxa de ocorrência.

São três os fatores que afetam o tamanho da amostra para testes de controle: risco de amostragem; taxa desvio esperada; e taxa de desvio tolerável.

Caso os resultados quantitativos indiquem que o controle testado é eficaz, isto é, se a taxa real de desvio da população (taxa projetada) for menor ou igual a taxa de desvio tolerável, o controle pode ser considerado confiável para reduzir o risco inerente a um nível aceitável.

PDF (Português (Brasil))

Os textos aprovados são publicados sem alteração de conteúdo. Os conceitos e opiniões emitidas em trabalhos doutrinários assinados são de inteira responsabilidade de seus autores. Os artigos publicados poderão ser divulgados em outros canais, desde que citada a Revista do TCU, ano, número e data de publicação como primeiro veiculador do trabalho.

Direitos de uso

Desde outubro de 2021, o conteúdo da RTCU está licenciado com a Licença Creative Commons BY-NC-SA. 
Isso quer dizer que é permitido compartilhar, copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, desde que citados o autor do artigo e a fonte (Revista do TCU, número da edição e página).
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.                                          

<https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR  >. Para mais informações, acesse o site indicado.