História
A RTCU foi instituída por meio da Portaria-TCU 30, de 16 de março de 1970, com o objetivo de divulgar o conteúdo doutrinário e jurisprudencial do Tribunal. Era publicada em formato de boletim, com edições trimestrais.
Ao longo dos anos, passou por transformações, tanto no formato quanto no conteúdo, e começou a divulgar, também, além da jurisprudência e dos pareceres do órgão, artigos técnicos, estudos de caso, entrevistas e reportagens sobre temas de interesse para o controle externo e a gestão pública. Também se tornou espaço para troca de experiências e debates entre especialistas, servidores e gestores públicos.
A partir de 2015, o periódico consolidou-se como revista científica, tornando-se veículo de disseminação de conhecimento nas áreas de atuação do Tribunal e estabelecendo ponte entre o Tribunal e a comunidade acadêmica e profissional.
Atualmente, a RTCU possui classificação A4 no Qualis – sistema de classificação de periódicos científicos utilizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A excelente classificação da Revista tem impacto direto na avaliação dos programas de pós-graduação oferecidos pela Casa.