Avaliação de controles internos no setor público: o caso da Secretaria da Controladoria Geral do Estado de Pernambuco

  • Ricardo Henrique Miranda de Araújo
  • Saulo Diógenes Azevedo Santos Souto

Resumo

A suposição de que fraquezas nos sistemas de controles internos facilitaram casos emblemáticos de fraudes e corrupção pelo mundo à fora, em especial no setor público brasileiro, provoca o questionamento sobre o funcionamento desses sistemas, sendo a avaliação de controles internos um item importante nessa discussão. A capacidade que esse procedimento avaliativo tem para identificar fraquezas, vulnerabilidades e o nível de eficácia do sistema de controles internos, assim como para propiciar seu aperfeiçoamento em prol dos objetivos da organização e da legitimidade da gestão pública perante a sociedade, pode sofrer variações de acordo com a configuração assumida pelos avaliadores. Com o objetivo de investigar o procedimento de avaliação de controles internos no setor público, a pesquisa foi instrumentalizada por um estudo de caso no âmbito da Secretaria da Controladoria Geral do Estado de Pernambuco (SCGE/PE). Seus resultados demonstraram que a avaliação de controles internos está relacionada não só ao aparato procedimental, mas também ao aspecto cognitivo que envolve o processo, pois todos precisam compreender o significado da avaliação e suas repercussões em todas as etapas para que os fins desejados sejam alcançados.

Biografia do Autor

Ricardo Henrique Miranda de Araújo
Servidor da Secretaria da Controladoria Geral do Estado de Pernambuco, graduado em Ciências Contábeis (UFPE), especialista em auditoria e perícia contábil (FAEL); e mestre em Controladoria (UFRPE).
Saulo Diógenes Azevedo Santos Souto
Servidor do Ministério Público do Estado de Pernambuco, graduado em Ciências Contábeis (UFPE), especialista em Direito Público (Universidade Estácio de Sá) e em Contabilidade Pública e Lei de Responsabilidade Fiscal (UNINTER); e mestre em Controladoria (UFRPE).
Publicado
2018-05-05
Seção
Artigos