Análise Executiva de resultados no direcionamento e accountability das estratégias de governo

Resumo

Tendo em vista a realidade do país acerca da escassez de recursos, em especial os recursos financeiros, os avanços na gestão pública têm apresentado várias opções para a atuação governamental, seja federal, estadual ou municipal, com propostas de focalização das políticas públicas, mas pouco colocada em prática.

Já observando este cenário, com o ajuste dos investimentos e esforços, para calibrar a capacidade de atendimento dos governos, necessita-se cada vez mais de ferramentas que apoiem o direcionamento tomado e que evidenciem a correção das tomadas de decisão a partir de dados e informações mais próximas da efetividade das ações.

Têm surgido, recentemente, variações de avaliações de políticas públicas, mas que não permeiam uma tempestividade adequada ao ciclo governamental. No Estado de Goiás, foi desenvolvida a Análise Executiva de Resultados que, a partir do programa Goiás Mais Competitivo e Inovador, busca apresentar de forma mais objetiva e tempestiva os resultados alcançados.

A Análise Executiva de Resultados direciona ou promove a correção das ações governamentais com base na evolução dos indicadores estratégicos e dos seus associados. A prerrogativa da Análise Executiva de Resultados é fornecer um cenário avaliado com periodicidade bem menor que a publicação dos indicadores feita pelas instituições oficiais. Desta forma, os gestores públicos podem acompanhar a efetividade de suas ações e, se necessário, redesenhar e repactuar projetos para atingir as metas a serem alcançadas.

pdf
pdf (English)

Os textos aprovados são publicados sem alteração de conteúdo. Os conceitos e opiniões emitidas em trabalhos doutrinários assinados são de inteira responsabilidade de seus autores. Os artigos publicados poderão ser divulgados em outros canais, desde que citada a Revista do TCU, ano, número e data de publicação como primeiro veiculador do trabalho.

Direitos de uso

Desde outubro de 2021, o conteúdo da RTCU está licenciado com a Licença Creative Commons BY-NC-SA. 
Isso quer dizer que é permitido compartilhar, copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, desde que citados o autor do artigo e a fonte (Revista do TCU, número da edição e página).
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.                                          

<https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR  >. Para mais informações, acesse o site indicado.