Análise Executiva de resultados no direcionamento e accountability das estratégias de governo

  • Lúzio da Ressurreição Santos
  • Ana Paula Carvalho Ferreira
  • Andrei Azevedo de Sousa da Cunha Lima
  • Janine Almeida Silva Zaiden
  • Susanna Silva Miranda Saddi

Resumo

Tendo em vista a realidade do país acerca da escassez de recursos, em especial os recursos financeiros, os avanços na gestão pública têm apresentado várias opções para a atuação governamental, seja federal, estadual ou municipal, com propostas de focalização das políticas públicas, mas pouco colocada em prática. Já observando este cenário, com o ajuste dos investimentos e esforços, para calibrar a capacidade de atendimento dos governos, necessita-se cada vez mais de ferramentas que apoiem o direcionamento tomado e que evidenciem a correção das tomadas de decisão a partir de dados e informações mais próximas da efetividade das ações. Têm surgido, recentemente, variações de avaliações de políticas públicas, mas que não permeiam uma tempestividade adequada ao ciclo governamental. No Estado de Goiás, foi desenvolvida a Análise Executiva de Resultados que, a partir do programa Goiás Mais Competitivo e Inovador, busca apresentar de forma mais objetiva e tempestiva os resultados alcançados. A Análise Executiva de Resultados direciona ou promove a correção das ações governamentais com base na evolução dos indicadores estratégicos e dos seus associados. A prerrogativa da Análise Executiva de Resultados é fornecer um cenário avaliado com periodicidade bem menor que a publicação dos indicadores feita pelas instituições oficiais. Desta forma, os gestores públicos podem acompanhar a efetividade de suas ações e, se necessário, redesenhar e repactuar projetos para atingir as metas a serem alcançadas.

Biografia do Autor

Lúzio da Ressurreição Santos
Gestor Governamental do Estado de Goiás e Líder de Equipe dos Executivos Públicos. Especialista em Governança e Gestão de TI. Especialista em Estimativas de Projetos e Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás-UFG. Especialista em Internet pela Universidade de Brasília.
Ana Paula Carvalho Ferreira
Assistente de Gestão do Estado de Goiás e Executiva Pública, Graduada em Administração pela Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO, pós-graduada em Marketing e Pesquisas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, consultoria na Indústria Cristal Alimentos, Faculdade Padrão e FGV/ESUP.
Andrei Azevedo de Sousa da Cunha Lima
Gestor Governamental do Estado de Goiás e Executivo Público, graduado em Administração pela Uni-Anhanguera, com especialização em Finanças e Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas-FGV e Políticas Públicas pela Universidade Federal de Goiás-UFG.
Janine Almeida Silva Zaiden
Gestora Governamental do Estado de Goiás e Chefe do Núcleo de Gestão de Resultados, Master em Liderança Pública-CLP, Business Education na Harvard Business School, Extensão em Auditoria Governamental-Instituto Moriá, MBA em Gerenciamento de Projetos-FGV, MBA em Gestão Empresarial-FGV e Graduação em Engenheira Civil-UFG.
Susanna Silva Miranda Saddi
Gestora Governamental do Estado de Goiás e Executiva Pública, Especialista em Gestão Pública, Engenheira Eletricista, Bacharel em Sistemas de Informação, Técnica em Eletrônica, lecionou por dois anos e meio na Universidade Paulista - UNIP, nos cursos de Engenharia de Computação e de Controle e Automação.
Publicado
2018-12-04
Seção
Artigos