Agências Reguladoras federais sob o controle de segunda ordem

Evolução da qualidade das deliberações do TCU nos setores de transportes aquaviário e terrestre

  • Igor Pereira Oliveira
  • Bruno Martinello Lima

Resumo

As atividades finalísticas das agências reguladoras federais têm sido fiscalizadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o que é comumente denominado de controle de segunda ordem. Alguns trabalhos acadêmicos e parte da imprensa especializada afirmam que o controle externo tem atuado como “regulador de segunda ordem”, em substituição às atribuições dos reguladores federais, o que, por sua vez, exigiria uma autocontenção do Tribunal. Restringindo-se aos setores de infraestrutura de transportes aquaviário e terrestre, ou seja, à atuação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), investiga-se, pelo método indutivo, a importância da atuação da Entidade Fiscalizadora Superior (EFS) brasileira em mais de uma dezena de casos complexos e os possíveis efeitos benéficos de sua recente Resolução Normativa nº 315/2020. Trata-se de um olhar técnico amplo para o fomento à boa governança pública, o aumento da construção participativa das deliberações do Tribunal e as contribuições para o controle social, sem perder de vista que discricionariedade não significa arbitrariedade.

Biografia do Autor

Igor Pereira Oliveira
Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Sergipe, 2004. Mestrado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), 2006. Foi Especialista em Regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) por 8 anos. Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) desde 2015. Exerceu o cargo de Diretor de mobilidade urbana, e de Especialista sênior na Secretaria de Fiscalização de Infraestrutura urbana e na Secretaria Extraordinária de Operações Especiais em Infraestrutura. Atualmente desempenha suas funções na Secretaria de Fiscalização de Infraestrutura Portuária e Ferroviária.
Bruno Martinello Lima
Engenheiro de Redes de Comunicação pela Universidade de Brasília, 2006. Especialista emAuditoria Governamental pela Universidade Gama Filho, 2010. Auditor Federal de Controle Externo doTCU desde 2008. Exerceu o cargo de Secretário na Secretaria de Fiscalização de Infraestrutura Urbanade 2016 a 2020 e, desde janeiro de 2021, está à frente da Secretaria de Fiscalização de InfraestruturaPortuária e Ferroviária.
Publicado
2023-04-05
Seção
Artigos