Influência de indicadores de desempenho nos serviços de abastecimento de água municipal no contexto da Agenda 2030

  • Rosiane Graziele Rodrigues Pimentel
  • Ricardo Sartori Cella

Resumo

Este estudo tem como principal objetivo realizar uma análise correlacional entre os indicadores de desempenho econômico-financeiros e operacionais de municípios brasileiros e o índice de atendimento de água. Para tanto, são analisados os dados existentes no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) em uma amostra de 4.356 municípios de todo o Brasil, no período de 2010 a 2020, com base em 16 indicadores utilizados pelo setor em gerenciamento e avaliação de desempenho. Os resultados demonstram que houve um aumento significativo no abastecimento de água no período analisado, apesar de ainda estarem distantes das metas previstas no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS 6) e no Plano Nacional de Saneamento. A maioria dos indicadores econômico-financeiros e operacionais apresenta correlação positiva com o índice de atendimento de água. Por outro lado, contrariando a literatura, indicadores como tarifa média de água (IN005), índice de perdas de faturamento (IN013) e índice de perdas na distribuição (IN049) apresentam uma correlação negativa com esse índice.

Biografia do Autor

Rosiane Graziele Rodrigues Pimentel
Auditora de Controle Externo, Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCMGO), doutoranda em Administração Pública, Universidade Federal de Goiás (UFG) e mestre em Ciências Contábeis, Universidade Federal de Goiás (UFG)/2019. Especialista em Controle da Desestatização e da Regulação, Instituto Serzedello Corrêa (ISC), especialista em Planejamento Tributário, Controladoria, Faculdade Araguaia/2017 e graduada em Ciências Contábeis, Universidade Federal de Goiás (UFG).
Ricardo Sartori Cella
Auditor de Controle Externo, Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO), mestre em Ciências Contábeis, Universidade Federal de Goiás (UFG) e especialista em Auditoria e Controle Gerencial, Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal, Uninter e graduado em Ciências Contábeis, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Publicado
2023-07-04
Seção
Artigos