Novas perspectivas da administração pública em tempos de governo digital

Teletrabalho, telemedicina e teleperícia

Resumo

O presente artigo tem por escopo examinar as principais transformações que incidiram sobre a Administração Pública brasileira nos últimos anos, sobretudo após o advento da pandemia de Covid-19, especialmente no que se relaciona com a virtualização da prestação dos serviços públicos, por meio da inserção das novas tecnologias da informação e comunicação na rotina administrativa, impulsionada com a regulamentação do Governo Digital pela Lei nº 14.129/2021. O objetivo específico é examinar o aperfeiçoamento do teletrabalho, da telemedicina e da teleperícia como reflexos da nova postura que será adotada pelo Poder Público no pós-pandemia, com vistas ao incremento da eficácia na prestação dos serviços públicos e da aproximação entre o Estado e o cidadão usuário. Com relação à metodologia, fez-se uso de material bibliográfico e documental, mediante pesquisa exploratória e emprego do método dedutivo, por meio de ampla revisão da legislação pertinente ao problema proposto, bem como de julgados e de consulta a obras de autores de referência sobre o tema. Concluiu-se que o período pós-pandemia será caracterizado pelo massivo uso de tecnologias na execução dos serviços públicos, pela realização preferencial dos serviços em meio eletrônico e pela consolidação do Governo Digital, contexto no qual o teletrabalho, a telemedicina e a teleperícia têm o potencial de contribuir para o aumento da eficiência daAdministração Pública, com a consequente desburocratização do Estado brasileiro.

Biografia do Autor

Paulo Cezar Dias
Pós-Doutor pela Faculdade de Direito de Coimbra, doutor em Direito pela Faculdade de Direito de São Paulo e bacharel e mestre em Direito pelo Centro Universitário Eurípedes de Marília. Professor da Graduação e do Programa de Mestrado do UNIVEM.
Heitor Moreira de Oliveira
Juiz de Direito no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, mestrando em Direito pelo Centro Universitário Eurípedes de Marília e bacharel em Direito pela Universidade Federal de Goiás, com intercâmbio na Universidade de Coimbra. Especialista em Direito Previdenciário e em Direito Constitucional.
Publicado
2023-07-04
Seção
Artigos