Disclosure de informações contábeis na atualidade do Mercado de Capitais no Brasil

Resumo

Empresas podem estabelecer relações de confiança com as respectivas partes interessadas, além de criar valor, ao adotarem a prática de divulgar informação, por exemplo: riscos de mercado corporativo. A confiança depositada em uma empresa advém das informações que ela torna pública às partes interessadas. Este estudo tem caráter exploratório e procura explanar a relevância dos temas da assimetria informacional e do disclosure voluntário ou obrigatório de informações contábeis no contexto atual do mercado de capitais. Na etapa descritiva desta pesquisa documental e eletrônica, baseada em documentos normativos e em estudos realizados sobre os mencionados temas, destaca-se que a divulgação de informações continua como um mecanismo de controle que minimiza a assimetria informacional e atenua os problemas de agência. A investigação se fez via análise de documentos e inferiu-se que, em razão da complexidade do tema, é necessário aprofundar as pesquisas acerca da assimetria da informação e da disparidade informacional, uma vez que a informação é fator determinante para a alocação eficiente de recursos e o crescimento da economia. A partir de 2016, a Comissão de Valores Mobiliários regulamenta o aspecto compulsório da apresentação do disclosure contábil das empresas brasileiras. A disparidade informacional afeta os proprietários do capital e, para minimizar esse problema, adota-se a prática de “divulgar as informações” por meio de canais de compartilhamento entre a empresa e seu mercado. Entende-se que é imprescindível reduzir essas assimetrias a partir do disclosure voluntário e obrigatório de informações contábeis no mercado de capitais. Pesquisas futuras devem enfatizar a realidade e a importância desse tema em um mercado de capitais em contínua expansão como o do Brasil.

Biografia do Autor

Adriana Maria Miguel Peixe, Universidade Federal de Paraná
Doutoranda em Gestão da Informação pela Universidade Federal de Paraná (UFPR), mestre em Ciências Contábeis pela UFPR e discente no Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (PPGGI) da mesma universidade. 
José Anízio Rocha de Araújo, Universidade Federal Rural do Semiárido
Doutor em Administração pela Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e professor no Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal Rural do Semiárido.
José Simão de Paula Pinto, Universidade Federal de Paraná
Doutor em Medicina, com foco em Informática Aplicada ao ensino e Pesquisa em Cirurgia e professor no Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Paraná.
Publicado
2023-12-06
Seção
Artigos