Estratégias de Fiscalização em um Contexto de Grandes Bases de Dados: Experiência da SecexPrevidência

  • Fábio Henrique Granja e Barros Tribunal de Contas da União
  • Melchior Sawaya Neto Tribunal de Contas da União
  • Teonio Wellington Martins Tribunal de Contas da União
  • Jorge Mendes de Oliveira Castro Neto Tribunal de Contas da União

Resumo

A natureza e o volume dos gastos, bem como a quantidade de dados disponíveis frente às funções de governo relativas a trabalho, a assistência social e a previdência social, impuseram à Secex Previdência a necessidade de empregar análise de dados para aumentar a efetividade de suas fiscalizações e avaliações. Para tanto, realizaram-se cruzamentos de bases públicas e análises quantitativas de eficiência, de governança e do impacto dos gastos da previdência no crescimento inclusivo. Com vistas a aperfeiçoar essas análises atualmente empregadas, a Secretaria implementou , em conjunto com uma empresa de software, uma bancada analítica para testar uma metodologia que permitisse integrar diversas análises quantitativas, com vistas a gerar melhores diagnósticos, prescrições e predições para os problemas identificados. Nesse sentido, foi possível testar as soluções de TI da empresa na integração dos resultados das diversas técnicas de análise de dados para dois benefícios operacionalizados pelo INSS, os benefícios por idade e para pessoas com deficiências.

Biografia do Autor

Fábio Henrique Granja e Barros, Tribunal de Contas da União
Servidor do Tribunal de Contas da União. Secretário da Secex Previdência.
Melchior Sawaya Neto, Tribunal de Contas da União
Servidor do Tribunal de Contas da União. Diretor de Assistência Social da Secex Previdência. 
Teonio Wellington Martins, Tribunal de Contas da União
Servidor do Tribunal de Contas da União e professor do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB). Diretor de Previdência da Secex Previdência. 
Jorge Mendes de Oliveira Castro Neto, Tribunal de Contas da União
Servidor do Tribunal de Contas da União. Diretor da Secex Previdência, na diretoria responsável pela fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego, das entidades do Sistema “S” e de alguns Conselhos de Fiscalização de Profissionais.
Publicado
2014-01-01
Seção
Artigos