Relação entre o comprometimento com a sustentabilidade organizacional e o comportamento pró-ambiental dos servidores públicos do Instituto Federal de Pernambuco
Resumen
Diante do agravamento da situação global e da percepção dos reais impactos causados pela degradação dos sistemas naturais, aumentou a preocupação da sociedade civil, do governo e das organizações com as questões relacionadas ao meio ambiente. Além disso, percebeu-se que o comprometimento organizacional com a sustentabilidade não se dissocia de uma necessária materialização de comportamentos que dialoguem com a preservação ambiental. Este artigo teve, como objetivo geral, analisar a relação entre comprometimento com a sustentabilidade organizacional e comportamento pró-ambiental dos servidores públicos de uma instituição pública federal de ensino – o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). De maneira específica, foram investigadas as relações entre o comportamento sustentável e as seguintes dimensões ambientais: reciclagem, economia de água e energia, economia de papel e materiais de escritório, descarte adequado de resíduos e economia de recursos. Foi conduzida pesquisa de natureza descritiva e exploratória, com abordagem quantitativa, cuja análise envolveu o uso de técnicas de estatística multivariada, incluindo o cálculo do alfa de Cronbach e a aplicação de regressão logística. Concluiu-se que os comportamentos voltados à economia de recursos – como papel, materiais, água e energia − no ambiente de trabalho estão positivamente relacionados ao comprometimento organizacional na dimensão comportamental. Já o comportamento relacionado à reciclagem não apresentou relação significativa com esse tipo de comprometimento. Verificou-se, ainda, que a idade e o gênero influenciam a adoção de comportamentos pró-ambientais pelos servidores da instituição em estudo.
Biografía del autor/a
Roberto Marques Vick
Máster en Administración por el Programa de Gestión del Desarrollo Local Sostenible de la Universidad de Pernambuco (UPE).
Marcus Augusto Vasconcelos Araújo
Doctor en Administración por la Universidad Federal de Pernambuco (UFPE). Profesor adjunto de la Universidad de Pernambuco (UPE).
Juliana Gonçalves de Araújo
Doctora en Administración y Ciencias Contables por la Universidad Federal de Pernambuco (UFPE). Profesora adjunta en la Universidad de Pernambuco (UPE).