ChatTCU: Inteligência Artificial como assistente do auditor

Resumo
O Tribunal de Contas da União (TCU) tem adotado a inteligência artificial (IA) para otimizar suas operações de auditoria e administrativas, o que resultou na criação do ChatTCU, uma ferramenta avançada baseada no modelo de linguagem ChatGPT da OpenAI. Esse esforço inovador levou ao desenvolvimento de um chatbot que inicialmente replicava funcionalidades do ChatGPT e, com evoluções subsequentes, passou a incorporar dados de sistemas internos do TCU. A ferramenta permite aos usuários realizarem uma variedade de funções, como acesso a jurisprudência selecionada, serviços administrativos e sumarização de documentos, destacando o compromisso do TCU com a modernização e a eficiência operacional. O comando dessa IA utiliza engenharia de prompt como método para aprimorar a interação com grandes modelos de linguagem (large language models, ou LLMs), permitindo respostas mais precisas e contextualizadas. A técnica
de Retrieval-Augmented Generation (RAG) é utilizada para integrar conhecimento especializado da instituição ou diretamente do usuário. A rápida adoção do ChatTCU pelas unidades do TCU reflete seu valor imediato e a eficácia em atender às necessidades operacionais, ao mesmo tempo em que demonstra um alinhamento estratégico com as metas institucionais de promover a inovação e a melhoria contínua nos processos de auditoria e administrativos.
Palavras-chave: ChatTCU; Inteligência Artificial; auditoria; Tribunal de Contas da União; engenharia de prompt; Retrieval-Augmented Generation; Modelos de Linguagem; inovação tecnológica em órgãos públicos.
Biografia do Autor
Eric Hans Messias da Silva
Mestre em Computação Aplicada em Ciência de Dados e graduado em Engenharia de Computação. Auditor
Federal de Controle Externo, atualmente atuando como coordenador de implantação e líder do Núcleo de
Inteligência Artificial do Tribunal de Contas da União.
Erick Muzart Fonseca dos Santos
Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União com experiência em auditoria de Tecnologia da Informação e em pesquisa e inovação em ciência de dados. Atualmente atua na Secretaria
de Tecnologia da Informação e Evolução Digital (Setid), integrando a equipe do Núcleo de Inteligência
Artificial, responsável pelo desenvolvimento do ChatTCU. Professor de machine learning, deep learning
e processamento de linguagem natural em diversas instituições públicas, universitárias e em cursos
preparatórios para concursos públicos. Instrutor certificado pela nVidia em deep learning.
Monique Louise de Barros Monteiro
Doutoranda em Ciência da Computação, na área de Inteligência Artificial, mestra e bacharela em Ciência da
Computação. Certificações Project Management Professional (PMP), Big Data Science Professional, SOA
Governance Specialist, SOA Architect, Scum Master, SAFe Agilist, Oracle Certified Master Java EE 5 Enterprise
Architect, Sun Certified Programmer for the Java 2 Platform, MCP .NET Framework 2.0 Development
Foundation, MCTS .NET Framework 2.0 Web Applications e IBM Object-Oriented Analysis and Design with
UML. Auditora Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, atualmente atuando no Núcleo de
Inteligência Artificial, responsável pelo desenvolvimento do ChatTCU.
Sarah Lima Bezerra
Especialista em Análise de Dados para o Controle e bacharela em Ciência da Computação. Certificações
Sun Certified Java Programmer, Sun Certified Java Associate e IBM Object-Oriented Analysis and Design
with UML. Auditora Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, integrando atualmente a
equipe do Núcleo de Inteligência Artificial do TCU com o foco em pesquisa aplicada, no desenvolvimento e na
definição dos requisitos do ChatTCU.
Selmison Campelo de Miranda
Graduado em Engenharia de Redes de Comunicação, auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de
Contas da União, atualmente atuando no Núcleo de Inteligência Artificial, responsável pelo desenvolvimento
do ChatTCU.