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Histórico sobre a obtenção e o tratamento de dados para o Controle Externo no TCU, de 1995 a 2014

Resumo

A tecnologia da informação (TI) é capaz de impulsionar e alavancar as mais diversas áreas do conhecimento humano, inclusive a do controle externo.
Ciente dessa realidade, o Tribunal de Contas da União (TCU) tem procurado, desde 1995, utilizar diversos meios para incluir a TI nos seus processos de trabalho e, com isso, angariar melhores resultados para a sociedade.
Diversos exemplos dessa inclusão ocorreram nas duas últimas décadas no TCU. Desde o Sistema Integrado de Apreciação de Atos de Pessoal (Sisac), em 1995, até a Estratégia de Fiscalização de Controle dos Benefícios Previdenciários, em 2014, a Corte vem utilizando a obtenção e o tratamento de dados com o objetivo de gerar melhor informação e conhecimento para exercer sua missão constitucional.
Atualmente, com as variadas e crescentes opções de uso da TI em trabalhos de auditoria e a ampliação da quantidade e qualidade de serviços públicos disponíveis ao cidadão por meio eletrônico, o Tribunal procura cada vez mais otimizar sua atividade por intermédio da tecnologia da informação, de forma permanente e inevitável, que possibilitará, consequentemente, um controle externo mais eficiente, eficaz e efetivo em prol do cidadão.

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Biografia do Autor

Claudio Souza Castello Branco

Servidor do Tribunal de Contas da União e Coordenador-Geral de Controle Externo dos Serviços Essenciais ao Estado e das Regiões Sul e Centro-Oeste (Coestado).