Fundamentos de uma auditoria em realidade misturada

  • Aroldo Cedraz de Oliveira Tribunal de Contas da União
  • Franscisco Osório Ramos Tribunal de Contas da União

Resumo

Com suporte em informações colhidas no site da National Aeronautics and Space Administration–NASA e do Jet Propulsion Laboratory–JPL, são analisadas as técnicas de computação gráfica empregadas no projeto OnSight–NASA, aplicando-as à auditoria de obras públicas. Com base nesta reconstrução teórica, estabelecem-se os alicerces de uma nova modalidade de auditoria, denominada MRA–Mixed Reality Auditing, ou auditoria em realidademisturada.

Biografia do Autor

Aroldo Cedraz de Oliveira, Tribunal de Contas da União
é presidente do Tribunal de Contas da União, doutor em Medicina Veterinária pela Universität Hannover – Alemanha, mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria/RS, além de Professor Honorário (h.c.) da Universidade de Auditoria de Nanjing e ex-congressista por quatro legislaturas. É coordenador de edição da obra "O controle da administração na era digital".
Franscisco Osório Ramos, Tribunal de Contas da União
é servidor do Tribunal de Contas da União, formado em Engenharia Elétrica pela UnB, com mestrado em Física pela UnB. Professor de Física da UnB, de Engenharia Elétrica da UNIP e do IESB e de Ciência da Computação do UniCEUB, ministrando as disciplinas Inteligência Artificial, Computação Gráfica e Arquitetura de Computadores.
Publicado
2016-09-01
Seção
Artigos