A importância da análise de dados para o aperfeiçoamento do processo de seleção de áreas e de objetos de fiscalização: um olhar sistêmico e de riscos sobre as obras do PAC

Resumo

Conforme dispõe o Plano Estratégico do Tribunal de Contas da União, a complexidade, a abrangência, a diversidade e a amplitude de jurisdição e dos objetos do controle impõem ao Tribunal atuar de forma seletiva e sistêmica em áreas relevantes, buscando alcançar maior eficiência e efetividade em suas ações de controle. Este artigo demonstra o potencial da análise de dados para o aperfeiçoamento do processo de seleção de áreas e objetos de fiscalização, recorrendo-se à análise estatística dos dados públicos de cerca de 37 mil empreendimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.
PDF
PDF (English)

Os textos aprovados são publicados sem alteração de conteúdo. Os conceitos e opiniões emitidas em trabalhos doutrinários assinados são de inteira responsabilidade de seus autores. Os artigos publicados poderão ser divulgados em outros canais, desde que citada a Revista do TCU, ano, número e data de publicação como primeiro veiculador do trabalho.

Direitos de uso

Desde outubro de 2021, o conteúdo da RTCU está licenciado com a Licença Creative Commons BY-NC-SA. 
Isso quer dizer que é permitido compartilhar, copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, desde que citados o autor do artigo e a fonte (Revista do TCU, número da edição e página).
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.                                          

<https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR  >. Para mais informações, acesse o site indicado.