A auditoria do Sistema Nacional de Auditoria do SUS

Sua contribuição como ferramenta na tomada de decisão na gestão do SUS nos municípios do Estado de Minas Gerais

Resumo

O objetivo geral deste trabalho é analisar a contribuição da auditoria do Sistema Nacional de Auditoria como ferramenta na tomada de decisão da gestão do SUS nos municípios do Estado de Minas Gerais selecionados. A metodologia utilizada para o estudo foi a descritiva, com análise documental das normas legais e infralegais nacionais e internacionais relacionadas ao Sistema Nacional de Auditoria do SUS. Também se aplicou pesquisa survey em 17 municípios do Estado de Minas Gerais para avaliar a percepção que se tinha da auditoria e a contribuição dos achados e recomendações constantes nos relatórios do componente do SNA para a tomada de decisão, melhoria da atividade ou processo e governança. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de aprimoramento do arcabouço legal e normativo e o fortalecimento da atuação dos componentes municipais como ferramenta de apoio na tomada de decisão da gestão. Apesar do reconhecimento de sua importância, nem todos os municípios selecionados utilizam as informações e achados da auditoria do SNA na melhoria dos processos de gerenciamento de riscos, de controles internos, de integridade e de governança das políticas, programas, ações e serviços para o aprimoramento da eficiência, eficácia e efetividade da gestão do SUS.Palavras-chave: auditoria do Sistema Único de Saúde; Sistema Nacional de Auditoria.

Biografia do Autor

Wilhams Ramos de Souza, Ministério da Saúde (MS) e Instituto René Rachou Fiocruz Minas
Mestre em Planejamento e Controle de Gestão pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),pós-graduado em Especialização em Gestão Pública pela Faculdade FORTIUM do Distrito Federal e emGestão Federal do SUS pelo Hospital Sírio-Libanês de São Paulo. Bacharel em Administração Públicapela FAMIG. Concursado no cargo de administrador do Ministério da Saúde e exerce a função de chefesubstituto e assessor técnico da seção de Auditoria da Auditoria-Geral do Sistema Único de Saúde doMinistério da Saúde em Minas Gerais. Professor do curso de Especialização em Auditoria de Sistemas deSaúde do Instituto René Rachou Fiocruz Minas.
Irineu Afonso Frey, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Graduado em Ciências Contábeis pela Unisc, especialização em Contabilidade Empresarial, mestrado emDesenvolvimento Regional pela Unisc e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC. É professorassociado da UFSC e tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gerenciamento daPequena Empresa.
Publicado
2024-06-28
Seção
Artigos