Metodologia de auditoria com foco em processo e risco

  • Antonio José Saraiva de Oliveira Júnior Tribunal de Contas da União
  • Arnaldo Ribeiro Gomes Tribunal de Contas da União
  • Guilherme de Vasconcellos Machado Tribunal de Contas da União

Resumo

Este artigo apresenta as linhas gerais de metodologia de auditoria orientada para a avaliação de riscos e controles com foco em processos de trabalho, finalísticos ou de apoio, que suportam o objeto de fiscalização, por meio da aplicação de procedimentos e técnicas para mapear os processos envolvidos, seus objetivos, riscos e controles associados. O método apresentado possui flexibilidade para aplicação em fiscalizações do controle interno ou externo e tem o potencial de contribuir para a melhoria da governança, no tocante ao componente relacionado à gestão de riscos e controles internos e, consequentemente para o alcance dos objetivos organizacionais ou de políticas públicas.

Biografia do Autor

Antonio José Saraiva de Oliveira Júnior, Tribunal de Contas da União
Servidor do Tribunal de Contas da União, bacharel em Economia pela Universidade de Brasília, com especialização em Análise de Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Arnaldo Ribeiro Gomes, Tribunal de Contas da União
Servidor do Tribunal de Contas da União, graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB) e Certified in Control Self Assessment (CCSA®) pelo The Institute of Internal Auditors (IIA), dos Estados Unidos da América.
Guilherme de Vasconcellos Machado, Tribunal de Contas da União
Servidor do Tribunal de Contas da União, graduado em Engenharia Mecatrônica pela Universidade de Brasília – UnB.
Publicado
2015-01-01
Seção
Artigos