Governança Pública Contemporânea: uma tentativa de dissecação conceitual

  • Humberto Falcão Martins Instituto Publix
  • Caio Marini Instituto Publix
Palavras-chave: Governança. Redes colaborativas. Desempenho. Valor público.

Resumo

Governança Pública é um termo do momento. Segundo Pollitt, tornou-se um “conceito mágico”, atraente, com forte conotação positiva e sinalizador de um caminho a ser seguido, portador de uma nova linguagem de transformações no setor público com maior capacidade de solução de dilemas na medida em que se vale de conceitos de vários campos de conhecimento. Esta condição sujeita “governança pública” a um caleidoscópio de variações semânticas e conceituais, gerando confusão, distorção ou reduzindo-o à “governo” ou “governar”. Este artigo se propõe a tentar capturar e ordenar o significado do termo a partir de seus elementos constitutivos mais abordados na literatura (desenvolvimento de qualidades e capacidades institucionais; formação de redes colaborativas; gestão do desempenho; e valor público). Trata-se de uma espécie de dissecação conceitual que busca ampliar a capacidade de diálogo e compreensão mútuas entre distintas significações atribuídas por distintos agentes públicos e privados.

Biografia do Autor

Humberto Falcão Martins, Instituto Publix
É diretor do Instituto Publix e professor da EBAPE/FGVe da Fundação Dom Cabral, Doutor em Administraçãoe Mestre em Administração Pública pela EBAPE/FGV.
Caio Marini, Instituto Publix
É diretor do Instituto Publix e professor da Fundação Dom Cabral, especialista em engenharia industrial pela PUC/RJ e administrador público pela EBAPE/FGV
Publicado
2014-12-03
Seção
Artigos