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Auditoria Operacional com ênfase no princípio da efetividade: Aplicação em um caso prático

Resumo

Este artigo origina-se de uma auditoria operacional focada no princípio da efetividade, e teve
como objetivo analisar o impacto decorrente da adoção de livros didáticos privados para a
rede de ensino fundamental de um município do Sul do Brasil. Para tanto, uma ferramenta
de avaliação conhecida como diferença-em-diferenças foi aplicada aos dados do Sistema
Brasileiro de Avaliação da Educação Básica, revelando o impacto, nas notas das escolas
municipais, decorrente da utilização de material didático diferente do fornecido gratuitamente
pelo governo federal.

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Biografia do Autor

Luiz Gilberto Monclaro Mury

Doutor em Estudos Estratégicos Internacionais pelo PPGEEI da UFRGS, mestre em Engenharia de
Produção e graduado em Economia. Possui especialização em Marketing Internacional na European
School of Business em Reutlingen, Alemanha. Atualmente exerce a função de Auditor público no
Tribunal de Contas do RS. Em janeiro de 2020 finalizou projeto de Pós-doutorado na Faculdade de
Ciências Econômicas da UFRGS, com o tema: Métodos de avaliação de impacto como suporte a
auditorias operacionais.