Auditoria Operacional com ênfase no princípio da efetividade: Aplicação em um caso prático
 
					
									Resumo
Este artigo origina-se de uma auditoria operacional focada no princípio da efetividade, e teve 
como objetivo analisar o impacto decorrente da adoção de livros didáticos privados para a 
rede de ensino fundamental de um município do Sul do Brasil. Para tanto, uma ferramenta 
de avaliação conhecida como diferença-em-diferenças foi aplicada aos dados do Sistema 
Brasileiro de Avaliação da Educação Básica, revelando o impacto, nas notas das escolas 
municipais, decorrente da utilização de material didático diferente do fornecido gratuitamente 
pelo governo federal.
Biografia do Autor
Luiz Gilberto Monclaro Mury
Doutor em Estudos Estratégicos Internacionais pelo PPGEEI da UFRGS, mestre em Engenharia de 
Produção e graduado em Economia. Possui especialização em Marketing Internacional na European 
School of Business em Reutlingen, Alemanha. Atualmente exerce a função de Auditor público no 
Tribunal de Contas do RS. Em janeiro de 2020 finalizou projeto de Pós-doutorado na Faculdade de 
Ciências Econômicas da UFRGS, com o tema: Métodos de avaliação de impacto como suporte a 
auditorias operacionais.