Plataforma de serviços de dados abertos do TCU: crowdsourcing, nuvem cívica e aplicativos cívicos

  • Monique Louise de Barros Monteiro Tribunal de Contas da União
  • Marcelo Pacote Tribunal de Contas da União
  • Remis Balaniuk Tribunal de Contas da União

Resumo

Este artigo descreve o trabalho de desenvolvimento, disponibilização e sustentação de uma plataforma de exposição de dados abertos e de coleta de informações por meio de crowdsourcing, tendo por base seu uso por aplicativos cívicos.

Biografia do Autor

Monique Louise de Barros Monteiro, Tribunal de Contas da União
é servidora do Tribunal de Contas daUnião, mestre e bacharel em Ciênciada Computação pela UFPE. Possui 12certificações profissionais: Big DataCertified Science Professional, Big DataCertified Professional, SOA CertifiedGovernance Specialist, SOA CertifiedArchitect, SOACP, PSM, SAFe Agilist,Oracle Master Java EE 5 EnterpriseArchitect, MTS, MSP, SCJP e IBM OOAD.
Marcelo Pacote, Tribunal de Contas da União
é servidor do Tribunal de Contas daUnião, mestre e bacharel em Ciênciada Computação pela UnB. Possuiespecialização em Desenvolvimentode Aplicativos Móveis pela Uniara,além de 17 certificações profissionais:PMP, CBDP, SOACP, SOACC, CSM, CSD,SCJD, SCJP, SCJA, SCEA (I), SCBCD,SCWCD, RUPF, IRIP, CTFL, ITILF eOracle SQL Expert. Autor de livro naárea de Tecnologia da Informação.
Remis Balaniuk, Tribunal de Contas da União
é servidor do Tribunal de Contas daUnião, pós-doutor em RealidadeVirtual pela Stanford University, doutorem Informática pelo Institut NationalPolytechnique de Grenoble - França,mestre em Ciências da Computaçãopela Universidade Federal do Rio Grandedo Sul e tecnólogo em Processamentode Dados pela Universidade de Brasília.Atualmente é professor e pesquisadorda Universidade Católica de Brasília.
Publicado
2016-09-01
Seção
Artigos