Doações de campanha influenciam o preço de obras públicas?

  • João Ricardo Pereira Tribunal de Contas da União

Resumo

Este artigo objetiva verificar empiricamente como as doações de campanha influenciam o preço de obras públicas. Para alcançar esse objetivo, utilizaram- -se dados em painel de contratos de obras públicas licitados entre os anos de 2008 e 2013, além de dados das prestações de contas referentes às campanhas eleitorais ocorridas em 2008, 2010 e 2012. Os resultados da estimação dos modelos econométricos indicaram que: empresas doadoras de campanha conseguiram aumentar o valor de seus contratos em 8 pontos percentuais por meio de aditivos contratuais, em relação aos aditivos conseguidos pelas empresas não doadoras; licitações vencidas por empresas doadoras de campanha apresentaram desconto inferior às licitações vencidas pelas empresas não doadoras em 1 ponto percentual. Conclui- -se primordial a avaliação da legalidade dos aditivos contratuais no âmbito das auditorias de obras públicas quando empresas que contratam com o poder público são doadoras de campanha.

Biografia do Autor

João Ricardo Pereira, Tribunal de Contas da União
é servidor do Tribunal de Contas da União, graduado em Engenharia Civil pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), mestre em Economia pela Universidade de Brasília (UnB), doutorando em Economia pela Universidade de Brasília (UnB).
Publicado
2017-01-01
Seção
Artigos