Accountability horizontal

Exercício da fiscalização parlamentar pela comissão Covid-19 do Congresso Nacional

Resumo

O presente artigo examina o exercício da fiscalização parlamentar por intermédio da atuação da Comissão Mista do Congresso Nacional no acompanhamento das ações do Poder Executivo no enfrentamento à pandemia da Covid-19. A pesquisa é descritiva e emprega os métodos comparativo e observacional, com procedimentos de análise documental e qualitativa para mapear o funcionamento do colegiado. A análise demonstra a variedade dos temas abordados e a capacidade de integrar os diversos agentes políticos e instituições envolvidos nas ações, como a Controladoria-Geral da União e o Tribunal de Contas da União. Além disso, identifica-se que o auxílio emergencial, principal medida do Governo Federal, centraliza os esforços da comissão. Assim, o accountability horizontal exercido pelo Poder Legislativo apresenta-se como instrumento capaz de fortalecer a democracia, em especial por meio de audiências públicas.

Biografia do Autor

Ronaldo Quintanilha da Silva, Câmara dos Deputados
Mestre em Poder Legislativo pelo Cefor/CD (Centro de Formação da Câmara dos Deputados) na linha de pesquisa de processos políticos do Poder Legislativo. Especialista em Orçamento Público pelo ISC/TCU. Analista Legislativo da CD (ex- Auditor TCU, Auditor da CGU e militar do Exército Brasileiro). Possui graduação em Gestão Pública pelo Centro Universitário de Maringá - UniCesumar (2015). Tem experiência na área de Orçamento Público, Auditoria e Fiscalização, Processo Legislativo e Ciência Política, com ênfase em Instituições Governamentais.
Bruno Rosado De Angeli, sr., Câmara dos Deputados
Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de MG. Analista Legislativo da Câmara dos Deputados. ex-Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU.
Publicado
2023-04-05
Seção
Artigos