Ir al menú de navegación principal Ir al contenido principal Ir al pie de página del sitio

A atividade de análise de mercado para planejamento das contratações governamentais

Resumen

Desde a entrada em vigor da Lei nº 8.666/1993, se discute a etapa do processo de contratação relativa à pesquisa de preços. Por absoluta falta de normativos, ficou, por muitos anos, ao alvedrio dos agentes públicos (gestores, agentes de compras e até assessores jurídicos) a determinação da metodologia que deveria ser seguida para a execução dessa importante etapa da fase interna do processo de contratação.
Importante reconhecer que tal atividade guarda enorme importância estratégica no processo de contratação e na administração orçamentária do órgão, pois uma pesquisa de preços deficiente abrirá espaço para contratações superfaturadas; a pesquisa de preços que não encontra o preço real de mercado poderá inviabilizar a contratação, o que, em consequência, engessará a máquina. Mister se faz reconhecer que essa atividade é extremamente complexa e exige preparo dos agentes públicos. Mesmo agora, diante das disposições da Instrução Normativa nº 5/2014, ainda carece de orientação o aplicador da norma quanto aos métodos que podem ser adotados a fim de obter o correto planejamento financeiro da contratação. É exatamente esse aspecto que o presente trabalho abordará, de modo a oferecer aos agentes públicos responsáveis por tal atividade subsídios mínimos para que desenvolvam bem suas tarefas.

pdf (Português (Brasil)) pdf (English)

Biografía del autor/a

Luiz Cláudio de Azevedo Chaves

Especialista em Direito  Administrativo, professor da Escola  Nacional de Serviços Urbanos (Ensur), professor convidado da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Autor das obras Curso Prático de Licitações: os segredos da Lei nº 8.666/93, Lumen Juris e Licitação Pública: compra e venda governamental para leigos, publicadas pela Alta Books. Ministra regularmente, em
 âmbito nacional, o curso “Análise de mercado para planejamento das contratações públicas: pesquisa de preços nas licitações, dispensa e inexigibilidade”.